O prefeito de Cabedelo, André Coutinho entregou à população, nesta sexta-feira (03), a reforma completa da Escola Municipal Professor Altimar de Alencar Pimentel, localizada no Loteamento Oceania VI, no bairro do Jacaré. O investimento de mais de R$ 800 mil devolveu à comunidade escolar um espaço moderno, seguro e acolhedor, pronto para receber 210 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. A ordem de serviço para a reforma foi autorizada em 2015, em convênio com o Governo do Estado. Após dificuldades no repasse financeiro, o Município assumiu a execução e, após 10 anos, a gestão atual concluiu a obra, entregando à população uma escola totalmente revitalizada.
“A escola municipal Altimar Pimentel, é mais do que espaço físico. Ela é um lugar de transformação, de oportunidades, de sonhos e de futuro. Investir na educação é investir nas nossas crianças, nas famílias e no desenvolvimento de Cabedelo. O bairro de Jacaré merece todo o nosso respeito. Foram anos de espera por esta obra, mas hoje conseguimos entregar um espaço digno, moderno e seguro, que vai oferecer melhores condições de aprendizado para os alunos e de trabalho para os educadores. Estamos garantindo às crianças e aos profissionais um ambiente digno, que favorece o aprendizado e reforça o vínculo da escola com a comunidade. Essa é uma conquista coletiva, fruto do esforço em priorizar a educação como base do futuro de Cabedelo”, destacou o prefeito André Coutinho, ao lado da vice, Camila Holanda.
A obra contemplou a recuperação estrutural e estética de todos os ambientes, modernização das redes elétrica e hidrossanitária, revitalização de salas de aula, pátios e áreas externas, além da implantação de melhorias em acessibilidade, segurança e conforto. “A gestão municipal está entregando mais um equipamento de qualidade para a Educação do nosso município. É imensurável a alegria destes alunos, após 10 anos, voltarem a frequentar a escola no seu próprio bairro! Agora a Altimar dispõe de espaço amplo, seguro e completamente renovado e está pronta para grandes desafios nesta comunidade”, disse a secretária de Educação, Priscila Rezende.
Entre as intervenções realizadas, destacam-se a substituição completa das instalações elétricas e hidráulicas nova pintura em salas, fachadas e muros; pavimentação de pátios e áreas de circulação; requalificação de jardins e áreas verdes; instalação de portões, portas de ferro e reforço no sistema de abastecimento de água; e modernização de banheiros, incluindo espaço adaptado para pessoas com deficiência.
A unidade passa a contar com uma estrutura organizada em quatro blocos. O Bloco 1 reúne, no pavimento superior, cinco salas de aula, uma sala de leitura e uma sala de informática; no pavimento inferior, estão localizadas duas salas de professores, cozinha, recepção, refeitório com três banheiros, além de despensa e área de escada. O Bloco 2 dispõe, na parte superior, de quatro salas de aula, enquanto no pavimento inferior estão uma sala de professores, uma despensa, recepção e dois banheiros, totalizando quatro sanitários. O Bloco 3 é destinado exclusivamente aos sanitários, com seis unidades no total: quatro compartimentos com vasos sanitários, dois chuveiros e um banheiro adaptado para pessoas com deficiência. Já o Bloco 4 abriga uma sala multiuso, uma recepção e um banheiro, completando a estrutura física da escola.
Além da infraestrutura, a revitalização fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade. O espaço, antes marcado por infiltrações, lama, vazamento de corrente elétrica nas paredes e um grande desgaste estrutural, hoje apresenta ambientes acolhedores e saudáveis, que favorecem o desempenho dos alunos e a tranquilidade das famílias.
A entrega da reforma foi recebida com entusiasmo por alunos e pais do bairro, pincipalmente para aqueles que tiveram que ser transferidos para o Centro, onde a escola estava funcionando de forma provisória e eles tinham que se utilizar de transporte público para estudarem.
Para a estudante Maria Eduarda, do 4º ano, a nova escola é um incentivo a mais para estudar: “Agora a escola voltou a ser perto de casa. Podemos vir andando! Muito bom ! E temos salas mais bonitas, iluminadas e seguras. Agora sim , dá vontade de vir para a escola todo dia.”
Já a moradora e mãe de aluno, dona Francisca Silva, destacou o impacto da reforma para a comunidade. “A gente esperou muito tempo por essa obra. Ver a escola assim renovada é um orgulho para todos nós. Nossos filhos merecem estudar em um lugar de qualidade, e hoje podemos dizer que isso se tornou realidade”, finalizou.
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado