Durante entrevista ao programa CBN João Pessoa, da rádio CBN Paraíba, nesta quinta-feira (16), o ex-deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), atual presidente da Companhia Docas da Paraíba, disparou duras críticas à condução dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) sob o comando do deputado Adriano Galdino (Republicanos).
Apesar de afirmar ter apreço pessoal por Galdino, Barbosa foi direto ao apontar o que considera um esvaziamento institucional do Legislativo estadual. “A Assembleia perdeu muito do seu brilho. Não tem mais debates, o modelo atual das sessões não permite discussão, não permite discurso. Você não consegue fazer uma discussão séria, com conteúdo. Virou uma feira de mangaio”, declarou.
A crítica surpreende por vir de um aliado do governador João Azevêdo (PSB), de quem Adriano Galdino é considerado um dos principais sustentáculos políticos na Assembleia. Barbosa, no entanto, indicou que sua fala parte de uma análise sobre a perda da essência do parlamento como espaço de debates relevantes. “Não queria falar sobre isso, por respeito à amizade que tenho com Adriano. Mas é impossível não observar o que está acontecendo. A Assembleia virou um espaço onde o debate técnico e ideológico foi substituído por algo raso e sem substância”, lamentou.
As declarações ocorrem em meio ao início das movimentações partidárias e articulações de bastidores para a eleição estadual de 2026, quando o atual presidente da ALPB, Adriano Galdino, é citado como possível pré-candidato ao governo do Estado, assim como outros nomes da base governista.
Internamente, a fala de Ricardo Barbosa foi interpretada como um sinal de incômodo com os rumos da articulação dentro da base, especialmente diante da crescente força política de Galdino e seu grupo dentro do Republicanos — partido que ocupa a maior secretaria do governo João, a Educação, e que, recentemente, ensaiou movimentos de autonomia no tabuleiro político paraibano.
➕ Ricardo Barbosa revela candidatura a deputado federal pelo Republicanos em 2026
➕ Após reunião com governador, Ricardo Barbosa crava: “João disputará o Senado”
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado