O deputado federal Mersinho Lucena (PP) comentou nesta segunda-feira (20) as articulações em torno da eleição de 2026 e a recente filiação do pai, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ao MDB. Embora aliado direto de Cícero, Mersinho evitou confirmar sua própria migração partidária no momento, mas não descartou mudanças futuras.
“Isso é uma decisão que só posso tomar a partir de abril do ano que vem, por conta da janela partidária. Até lá, sigo no Progressistas. Mas claro que estamos conversando, avaliando cenários, porque o tempo político permite isso”, afirmou.
A fala vem no mesmo dia em que Cícero Lucena anunciou oficialmente sua filiação ao MDB, partido pelo qual já foi eleito vice-governador e prefeito, na década de 90. O anúncio ocorreu em João Pessoa, ao lado do senador Veneziano Vital do Rêgo, reforçando a pré-candidatura do atual prefeito ao Governo do Estado em 2026.
Mersinho, que esteve presente no evento, reforçou que seu futuro político tanto em relação à legenda quanto à função ainda está em construção. Ele não esconde o desejo de disputar novo mandato à Câmara Federal, mas também deixou em aberto a possibilidade de compor uma chapa majoritária. “Além da perspectiva da reeleição, também estamos trabalhando com a hipótese de uma candidatura ao Governo da Paraíba. E nesse contexto, a filiação partidária tem que ser estratégica, capaz de fortalecer um projeto maior, como o do prefeito Cícero”, explicou em entrevista à rádio BandNews João Pessoa.
O deputado ainda afirmou que tem mantido diálogo com outras legendas que demonstraram interesse em sua filiação. “Existem partidos que nos procuraram. Estamos abertos a conversas. Tudo faz parte do processo político e democrático. Quem está na política precisa ouvir, articular, e decidir no tempo certo”, concluiu.
Retorno ao MDB agita cenário
Cícero Lucena retorna ao MDB após mais de duas décadas, num gesto que reativa laços históricos com a sigla pela qual ocupou cargos de grande destaque. A movimentação reforça o projeto do partido de voltar à disputa majoritária com força em 2026, agora em aliança com o grupo do senador Veneziano, presidente estadual da legenda na Paraíba.
A definição sobre o destino partidário de Mersinho e seu papel na aliança deve ficar para abril de 2026, durante a janela de trocas partidárias para quem pretende disputar cargos proporcionais. Até lá, a família Lucena segue como peça-chave na articulação da oposição ao grupo governista.
➕Cícero revela detalhes de reunião com presidente do MDB e filiação pode acontecer ainda neste mês
➕Cícero Lucena provoca jornalistas ao falar de filiação ao MDB: “Se for, talvez dia 15 às 15 horas”
➕Wellington Roberto admite conversas com o MDB e pode reforçar bloco com Cícero Lucena para 2026
➕Cícero Lucena e Veneziano Vital do Rêgo se reúnem com Baleia Rossi nesta terça-feira, em Brasília
➕As razões do favoritismo de Cícero Lucena – Por Flávio Lúcio
➕“Retorno à sua casa”, diz Baleia Rossi sobre possível filiação de Cícero Lucena ao MDB
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado