O vereador Marcos Henriques (PT), de João Pessoa não poupou críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após seu depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF), prestado no âmbito das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Em entrevista ao portal Fonte 83, nesta quarta-feira (11), o parlamentar classificou a postura de Bolsonaro como “covarde” e o comparou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Quem tem minimamente algum tipo de cognição percebe a grande diferença entre o depoimento de Bolsonaro e o de Lula, quando também foi acusado. A diferença é clara: um é culpado, o outro é inocente”, afirmou o vereador à reportagem do Portal Fonte 83.
Marcos Henriques destacou a postura de Lula diante do ex-juiz Sérgio Moro e criticou o comportamento de Bolsonaro durante o interrogatório conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes. “Lula, enquanto inocente, enfrentou Moro e o acusou de vazar informações para a mídia. Já Bolsonaro, aquele leão, como todo bolsonarista, mostrou-se covarde. Virou um gatinho”, ironizou.
O parlamentar também criticou a incoerência de Bolsonaro ao ter convidado o próprio Moraes para ser seu vice, mesmo estando inelegível. “É uma diferença gritante de postura. Lula enfrentou quem o acusava. Bolsonaro tentou se esquivar, como sempre”, finalizou.
O depoimento de Jair Bolsonaro faz parte da reta final da fase de instrução do processo que apura a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Após os interrogatórios, poderão ser solicitadas diligências complementares, seguidas da apresentação das alegações finais. O caso será julgado pela Primeira Turma do STF.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Bolsonaro e seus aliados de tentar promover um golpe de Estado, integrar organização criminosa e causar danos ao patrimônio público. Se condenado, o ex-presidente pode enfrentar penas que somam mais de 20 anos de prisão, além de prolongar sua inelegibilidade.
Leia Mais: Diante do STF, Bolsonaro pede desculpas a Moraes e admite que não tinha provas contra ministros
+ Durante depoimento no STF, Bolsonaro ironiza e convida Moraes para ser seu vice em 2026
+ STF retoma nesta terça-feira os interrogatórios do núcleo central da trama golpista
+ STF inicia interrogatórios dos réus da cúpula de trama golpista com Bolsonaro entre os ouvintes
+ STF marca depoimento de Bolsonaro e aliados para 9 de junho em ação sobre tentativa de golpe
+ Marcelo Queiroga testemunha no STF em julgamento de aliados de Bolsonaro por tentativa de golpe
+ STF começa a ouvir nesta segunda-feira testemunhas no caso da tentativa de golpe
Confira a fala do vereador:
Ver essa foto no Instagram