A Polícia Civil da Paraíba (PCPB) retirou, nesta terça-feira (25), nove câmeras de vigilância instaladas irregularmente em postes de iluminação pública em diferentes pontos de Campina Grande. A ação foi coordenada pela 2ª Superintendência Regional de Polícia Civil e pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar. A iniciativa integra a Operação Paraíba Mais Segura, voltada ao enfrentamento das organizações criminosas.
Cerca de 30 policiais, dez viaturas e drones foram empregados no trabalho, que também permitiu localizar novos equipamentos durante o mapeamento das áreas. Segundo a investigação, as câmeras poderiam estar sendo utilizadas por organizações criminosas para acompanhar a movimentação de policiais e de grupos rivais. A instalação irregular desses equipamentos é apontada como uma possível ferramenta de controle territorial.
De acordo com Rafael Pedrosa, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Campina Grande, a atuação começou a partir de um trabalho de inteligência desenvolvido pela Polícia Civil. “Nós sabemos que é uma prática dessas organizações o controle territorial, justamente para evitar incursões da polícia, tanto Polícia Civil, Polícia Militar, demais forças de segurança pública”, afirmou.
Pedrosa destacou que a operação terá continuidade e que outras regiões já estão sendo analisadas pelas forças de segurança. “Isso foi apenas o pontapé inicial. Houve um levantamento nessa área, e outras áreas já estão sendo alvos de levantamento pela Polícia Civil e, certamente, nos próximos dias, desencadearemos a continuidade dessa operação”, declarou.
A Polícia Civil também reforçou a importância da participação da população na identificação de situações suspeitas. Segundo Rafael Pedrosa, denúncias podem ser encaminhadas de forma anônima pelo telefone 197. “A denúncia anônima feita pelo cidadão ajuda bastante o trabalho da Polícia Civil. Nós semanalmente recebemos várias denúncias que corroboram com o nosso trabalho e colaboram também para que nós tenhamos efetividade nos nossos serviços policiais”, explicou.



