O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) e a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil da Paraíba (Draco/PCPB) deflagraram, nesta quarta-feira (2), uma operação para cumprir cinco mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba e de Pernambuco. A investigação apura a suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.

De acordo com o Ministério Público, a ação é um desdobramento de um procedimento instaurado anteriormente para investigar a exploração da imagem de crianças e adolescentes em publicações divulgadas na internet por influenciadores digitais.

Durante as investigações, foram identificados indícios de que os recursos movimentados pelos investigados teriam origem em atividades relacionadas a jogos e apostas ilegais. Conforme o Gaeco, parte significativa dos valores seria paga semanalmente em dinheiro em espécie e teria como origem a exploração de bancas do jogo do bicho.

Ainda segundo os investigadores, há suspeitas de que mecanismos tenham sido utilizados para ocultar e dissimular a origem ilícita do patrimônio e dos recursos financeiros.

Os mandados foram cumpridos em residências e empresas localizadas nos municípios de João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, além de Recife, em Pernambuco. Os imóveis são apontados como supostamente ligados ao esquema investigado.

A operação tem como objetivo ampliar a coleta de provas, identificar o fluxo financeiro dos recursos investigados e subsidiar o avanço das apurações, respeitando as garantias constitucionais e o devido processo legal.

Em nota, o Ministério Público da Paraíba e a Polícia Civil reafirmaram o compromisso das instituições no combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e às estruturas utilizadas para ocultar patrimônio proveniente de atividades ilícitas.

Até o momento, os nomes dos investigados não foram divulgados pelas autoridades.

Polícia Federal e GAECO cumprem mandados de prisão contra facção com atuação em João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande e ligação com o Rio de Janeiro

Gaeco cumpre mandado na casa do prefeito de Jacaraú durante operação sobre o assassinato do vereador Peron Filho

Compartilhe esse conteúdo: