Xiaomi pode lançar celular sem botões em 2025; veja como funcionaria

Por TechTudo - 04/09/2024

A Xiaomi pode lançar o primeiro smartphone sem botões no próximo an. A informação é do “leaker” Chun Bai. Segundo ele, o celular apresenta o codinome Zhuque e deve chegar ao público no segundo semestre de 2025. Até o momento, a fabricação do celular não foi confirmada pela gigante chinesa, e não existem informações sobre preços, tampouco se o smartphone chegará ao Brasil. Caso o anúncio se confirme, a Xiaomi se consagrará como a primeira marca a lançar um celular sem botões físicos.

As fabricantes do mercado mobile têm buscado inovar. Um exemplo é o primeiro dobrável de três telas, que será lançado em breve pela Huawei. Ao longo dos anos, foram divulgados vários protótipos de celulares sem botões, entre eles o Meizu Zero, o Apex 2019 e o HTC 12+. No entanto, nenhum desses modelos chegou a ser comercializado para o público. A seguir, conheça detalhes da possível inovação da Xiaomi e entenda como funcionaria o celular sem botões.

Como funcionaria o celular sem botões?

É provável que o Zhuque funcione por meio de gestos e sensores no corpo do celular, como as zonas sensíveis ao toque presentes no Asus ROG Phone 8 Pro. Além disso, o smartphone deve carregar exclusivamente por indução. Isso pode ser um problema, já que essa forma de carregamento é consideravelmente mais lenta que utilizando fio.

Chun Bai ainda revelou que o Zhuque deve ter uma câmera frontal sob a tela. O Galaxy Z Fold 4, da Samsung, já trazia a tecnologia, mas a Xiaomi pode ser a primeira marca a resolver desafios presentes em câmeras do tipo, cuja resolução costuma ser menor, comprometendo a qualidade da imagem. Com a tela totalmente livre de botões, sem a presença evidente da câmera frontal, espera-se que o Zhuque ofereça uma tela grande, o que deve ser um dos pontos altos do celular.

Outros detalhes do Zhuque

Também foi revelado que o celular sem botões deve contar com o processador Snapdragon 8+ Gen 4, da Qualcomm. O chipset ainda não foi lançado, mas também equipará o Xiaomi 15s Pro, que deve ser revelado no primeiro semestre de 2025.