Em meio às articulações para 2026, o vereador de João Pessoa Wamberto Ulysses (Republicanos) deixou claro nesta terça-feira (7) que a bancada municipal da legenda pode não seguir a mesma linha da direção estadual. Após sessão na Câmara Municipal, o parlamentar reafirmou a disposição de manter o diálogo, mas indicou alinhamento político com o prefeito Cícero Lucena (sem partido), pré-candidato ao Governo da Paraíba.
As declarações foram feitas no programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, e ocorrem dias após a reunião conduzida pelo presidente da Câmara dos Deputados e dirigente estadual do Republicanos, Hugo Motta, que havia orientado a continuidade da aliança com o vice-governador Lucas Ribeiro (PP).
“Foi uma reunião bastante esclarecedora, o primeiro passo de uma caminhada que agora realmente se inicia. Hugo mostrou seu posicionamento com equilíbrio e diálogo. Nós também fizemos nossas ponderações”, afirmou Wamberto.
O vereador ainda reforçou a importância de ouvir as demandas da população pessoense. “Acredito que ainda haverá outras conversas. Tenho um diálogo importante com o prefeito Cícero Lucena. Vamos dialogar e ouvir a população de João Pessoa, que é o mais importante”, completou.
Movimentação na base municipal expõe dissidência
Além de Wamberto, vereadores como Valdir Trindade, Toinho Pé de Aço e secretários ligados à gestão municipal, como Marcílio do HBE e Marmuthe Cavalcanti, já vêm demonstrando apoio ao projeto político de Cícero. A participação recente desses parlamentares em eventos públicos ao lado do prefeito reforça o afastamento gradual da orientação da cúpula estadual.
A movimentação contrasta com a posição oficial do partido, que reafirmou, em nota, o apoio à pré-candidatura de Nabor Wanderley (Republicanos), prefeito de Patos, ao Senado Federal, dentro da aliança com João Azevêdo (PSB) e Lucas Ribeiro. Apesar disso, o clima interno é de prudência: a unidade em torno da candidatura de Nabor foi o único ponto consensual até agora.
Cícero se fortalece como alternativa para 2026
Mesmo sem partido no momento, Cícero Lucena tem se consolidado como nome competitivo para disputar o governo estadual. Com quatro mandatos como prefeito da capital, passagens pelo Senado, vice-governadoria e governo da Paraíba, ele conta com base sólida na capital e articula alianças com figuras influentes, como o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB).
A sinalização de apoio da bancada municipal do Republicanos reforça essa construção. Nos bastidores, a avaliação é que a direção estadual da legenda pode até tentar manter o grupo unido, mas dificilmente conterá o avanço do prefeito entre os quadros locais.
➕Hugo Motta descarta aproximação com Cícero Lucena e reafirma lealdade ao governador João Azevêdo
➕Hugo Motta crava aliança com PSB e PP para 2026 e cutuca indecisos: “Temos clareza de onde estamos”
➕Mesmo após recado de Hugo Motta, Marcílio do HBE diz que “nada mudou” e mantém fidelidade a Cícero
➕Nabor Wanderley agradece apoio do Republicanos à sua pré-candidatura ao Senado
➕Republicanos definem Nabor, mas futuro com Lucas segue em aberto após reunião com Hugo Motta
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado


