O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB) reacendeu os debates sobre a sucessão estadual de 2026 ao comentar a possível migração do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), para o campo da oposição. Durante entrevista ao Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, nesta quarta-feira (13), Veneziano alfinetou a base governista e sugeriu que Cícero estaria sendo subestimado pelo grupo ao qual está filiado.
“Não há como falar a esse respeito sem que o prefeito Cícero Lucena se predisponha a tomar a primeira das decisões. E a primeira das decisões é a de se desligar do partido que, a mim me parece, ele não deseja mais há algum tempo. Então, falar, especular sobre a vinda — sobre o ingresso de Cícero nesta ou em qualquer outra legenda — é especular sobre algo que a gente ainda não tem concretamente definido e nem sabemos se queremos que aconteça. Então, aguardemos, aguardemos. Existe um peso eleitoral, que me parece não é reconhecido onde Cícero está. Mas a decisão é dele. A oposição não depende disso. Agora, nomes que hoje estão no governo e desejarem participar conosco do projeto de oposição serão bem-vindos”, afirmou o senador, com tom diplomático, mas incisivo.
A declaração acontece em meio ao aumento das especulações sobre os rumos do prefeito da capital paraibana. Mesmo sendo filiado ao Progressistas, partido que compõe a base do governador João Azevêdo (PSB), Cícero tem dado sinais de insatisfação e evitado firmar compromissos públicos com a candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que é hoje o nome mais defendido internamente para disputar o Governo do Estado em 2026, caso Azevêdo decida concorrer a uma das duas vagas no Senado Federal.
Cícero e o xadrez de 2026
Com longa trajetória na vida pública — tendo sido vice-governador, governador, senador, ministro e hoje em seu quarto mandato como prefeito de João Pessoa — Cícero é visto por aliados e adversários como um nome com densidade eleitoral e estrutura política. Sua eventual candidatura ao Palácio da Redenção pode alterar de forma significativa a correlação de forças entre governo e oposição.
O movimento, no entanto, é acompanhado com cautela dentro da oposição, que enxerga em Cícero um histórico de alianças com êxito. Embora já tenha recebido convites para retornar ao PSDB, por ora, mantém-se oficialmente no Progressistas, mesmo em clima de tensão com setores da legenda.
Dentro da base governista, a possível decisão de Cícero ampliou o mal-estar. Parlamentares próximos a Lucas Ribeiro, como o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), têm defendido com veemência a candidatura “natural” do atual vice-governador, o que torna o ambiente político ainda mais imprevisível.
+ Pedro Cunha Lima não descarta ser candidato a vice-governador nas eleições de 2026
+ VOLTA AO NINHO? Cícero Lucena recebe convite de retorno ao PSDB para comandar a legenda na Paraíba
+ Cícero Lucena evita cravar volta ao PSDB e diz que permanecer no PP depende de respeito interno
+ PSDB abre portas para retorno de Cícero Lucena: “Sempre foi a casa dele”, diz Fábio Ramalho
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado