Veneziano presta homenagem a Antônio Mariz no Senado pelos 30 anos de sua morte: “Humanista e democrata”

Por Fonte83 - 16/09/2025

Veneziano homenageia Antonio Mariz no Senado

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) utilizou a tribuna do Senado Federal, nesta terça-feira (16), para lembrar os 30 anos da morte do ex-governador da Paraíba, Antônio Marques da Silva Mariz. Em tom de homenagem, o parlamentar destacou a trajetória política e o legado deixado por Mariz, falecido em 1995, aos 57 anos, ainda no exercício do mandato de governador.

“Há 30 anos, exatamente na data de hoje, nós estávamos a nos despedir de um grande homem público paraibano. Ex-prefeito de Sousa, ex-senador da República, ex-governador do Estado, ex-deputado federal, um humanista e um democrata. Mariz foi uma figura diferenciada na vida pública e deixou marcas profundas na política paraibana e nacional”, declarou Veneziano.

O senador relembrou a atuação de Mariz em momentos decisivos da história recente, como deputado constituinte, quando obteve reconhecimento nacional por sua firmeza em defesa da democracia e por seu compromisso com a educação. Também ressaltou a resistência do ex-governador diante das perseguições políticas que sofreu durante a década de 1960, período em que chegou a ser preso.

“Ele tinha a coragem de pregar a inclusão, de trazer para dentro das políticas públicas aqueles menos valorizados, menos reconhecidos. Foi assim como prefeito de Sousa, como deputado, como senador e, depois, como governador. Apesar de sua morte precoce, construiu uma trajetória brilhante, feita de exemplos, conquistas e um olhar humano sobre a política”, frisou.

Veneziano lembrou ainda o papel de Mariz dentro do MDB, legenda na qual se consolidou após iniciar a carreira no PTB. “Foi um dos mais importantes integrantes do nosso partido, uma voz firme e respeitada. Em nome do MDB paraibano, presto minhas homenagens a esse democrata que honrou a Paraíba, o Nordeste e o Brasil”, concluiu.

Antônio Mariz faleceu em 16 de setembro de 1995, vítima de câncer, apenas nove meses após tomar posse como governador da Paraíba. Sua morte prematura é até hoje lembrada como uma das maiores perdas políticas do Estado.

➕Cássio Cunha Lima homenageia ex-governador Antônio Mariz e exalta legado de ética 30 anos após sua morte: “Homem de coragem e decência”

➕Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram