A obra da Vias do Atlântico, uma das mais estratégicas para a mobilidade urbana de João Pessoa, entra na reta final e deve ser entregue até o final deste mês. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (20) pelo Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB).
Com investimento de R$ 22,6 milhões, o projeto conecta a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cortando áreas críticas de tráfego da capital. A nova via, de 2,4 quilômetros de extensão, beneficiará cerca de 1,3 milhão de pessoas.
De acordo com o engenheiro Ivan Braga, responsável pela obra, toda a parte estrutural já foi concluída, incluindo a construção de uma ponte de 30 metros sobre o Rio Timbó. No momento, a equipe atua nos ajustes finais de sinalização horizontal e vertical, garantindo a entrega segura da via. “Agora estamos concluindo a sinalização para entregar a via pronta e segura à população”, afirmou Braga.
A nova ligação viária permitirá que motoristas que circulam entre os bairros dos Bancários, Cidade Universitária e Altiplano evitem o tráfego intenso do bairro Castelo Branco e da Avenida Beira Rio, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando o fluxo de veículos na região sul da cidade.
Acessos e intervenções no Altiplano
Para a execução do projeto, diversas ruas do Altiplano foram reestruturadas. A Rua Antônio Francisco do Amaral foi duplicada e recebeu terraplanagem, sub-base, calçadas e canteiro central com nova rede elétrica.
Outras vias como Severino Ennes de Atayde, Artur Enedino dos Anjos, Maria José Caetano da Silva, Desportista José de Farias, Mário de Albuquerque Montenegro, Emílio de Araújo Chaves, Helena Freire e Bartolomeu Luiz Troccoli foram asfaltadas, substituindo trechos antigos de paralelepípedo.
Dados do projeto:
Extensão da via: 2,4 km
Investimento total: R$ 22.654.899,77
Infraestrutura: Ponte de 30 metros sobre o Rio Timbó
Previsão de entrega: Final de outubro de 2025
A expectativa é que, com a nova via em funcionamento, haja uma redução significativa no tempo de deslocamento entre bairros estratégicos, com mais segurança e conforto para quem circula diariamente pela capital paraibana.
Confira o vídeo no perfil do Instagram do DER-PB:
Ver essa foto no Instagram
➕Ponte entre Altiplano e Hospital Universitário deve ser entregue até setembro, anuncia João Azevêdo
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado