Após dias evitando mostrar o equipamento, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu publicamente utilizando a tornozeleira eletrônica imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A imagem foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo deputado federal Maurício do Vôlei (PL-MG), que aparece ao lado de Bolsonaro em um momento informal.
Na foto, o ex-presidente levanta a barra da calça jeans e exibe o equipamento preso à perna esquerda. A tornozeleira foi instalada na última sexta-feira (18), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, como parte das medidas cautelares adotadas contra Bolsonaro em investigações por tentativa de golpe e obstrução de Justiça.
Ao comentar a medida na última semana, Bolsonaro a classificou como uma “suprema humilhação” e disse sentir “vergonha” de usar o equipamento. A decisão também impôs restrições de mobilidade, comunicação e proibição de contato com autoridades estrangeiras e embaixadas.
A divulgação da imagem ocorre em meio ao endurecimento das medidas judiciais e à crescente tensão entre Bolsonaro e o Supremo, que já advertiu o ex-presidente sobre possíveis violações das cautelares caso suas declarações continuem sendo publicadas nas redes sociais.