Um paraibano no meio do caminho de Eduardo Leite: Ruy Carneiro

Por Fonte83 - 28/11/2021

Poucos paraibanos, fora parte da classe política do estado, têm a noção do tamanho e importância que o deputado federal paraibano Ruy Carneiro teve nas prévias do PSDB, que aconteceram nesse sábado (27), para escolher o seu candidato a presidente da República em 2022.

No dia a dia durante o período das prévias em que Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, começou a ganhar corpo, o governador de São Paulo, João Dória, começou a colocar os titulares em campo. A começar por um paraibano que ele o chama como ‘adviser’, que em português significa conselheiro.

Numa eleição que foi disputada palmo a palmo, Ruy recebeu a missão de Dória para coordenar o processo na Câmara Federal, que é um dos seus principais colégios eleitorais para a disputa, já que o partido conta com 33 parlamentares que se multiplicam pela quantidade de votos que eles têm em seus respectivos estados.

Até Ruy Carneiro entrar no processo, havia uma tendência muito grande da maioria dos parlamentares votar e trabalhar em seus estados para Eduardo Leite, a exemplo do outro paraibano, e presidente da sigla no estado, Pedro Cunha Lima. Esse voto Ruy não conseguiu reverter.

Dias após Ruy calçar as chuteiras e entrar em campo, o cenário mudou e muito favoravelmente para o governador João Dória. Sempre chamado pelo agora presidenciável de conselheiro, ontem Ruy foi chamado em alto e bom som no palanque onde se deu o resultado de campeão. Desde ontem, Ruy passa a ser o tucano com o maior bico na Paraíba e no Nordeste.

Por Fabiano Gomes