A posse dos novos vereadores de Santa Rita, na Grande João Pessoa, nesta quarta-feira (1º), foi marcada por momentos de tensão, tumultos, trocas de palavrões e empurrões, entre os parlamentares e os correligionários na Câmara Municipal e ainda teve intervenção da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) para acalmar os ânimos.
O prefeito Jackson Alvino (PP) esteve presente no local após ser empossado, mas a situação se agravou devido à tentativa de eleger o novo presidente da Casa Legislativa. Grupos de parlamentares demonstraram discordância, levando ao abandono do plenário pelos vereadores da base de situação. A ação seria uma estratégia para impedir a realização da votação.
A ausência dos parlamentares inviabilizou o quórum necessário para o prosseguimento da eleição, com isso o vereador-presidente interino Francisco Queiroga (PP) encerrou a reunião, gerando críticas de vereadores da oposição.
A presidência da Câmara é considerada estratégica para a condução de projetos e debates legislativos nos próximos quatro anos. Ainda não há previsão para a retomada da votação. Uma nova data será definida por edital.