A Operação Asfixia, deflagrada nesta terça-feira (30) pela Polícia Civil da Paraíba e pelo GAECO em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, teve momentos de tensão em Cabedelo, onde um policial civil foi baleado durante a ação.
O servidor foi rapidamente socorrido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde passou por atendimento médico. O estado de saúde dele ainda não foi divulgado oficialmente.
A operação tem como alvo o Comando Vermelho, que mantém atuação criminosa em território paraibano. De acordo com as investigações da DRACO/PCPB, a facção movimentava mais de R$ 125 milhões em bens, já bloqueados pela Justiça.
O principal investigado é Flávio de Lima Monteiro, o “Fatoka”, líder da célula do Comando Vermelho na Paraíba, que mesmo foragido no Rio de Janeiro continuaria dando ordens para crimes, principalmente em Cabedelo.
Ao todo, estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Cabaceiras, Nova Floresta e comunidades do Rio de Janeiro.
O caso do policial baleado aumenta a tensão em torno da operação e mostra o alto grau de risco enfrentado pelas forças de segurança no combate ao crime organizado.