TCE-PB julga na próxima quarta-feira processo que pode barrar posse de Alanna Galdino como conselheira

Por Fonte83 - 20/04/2025

Alanna Galdino pode se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de Conselheira do TCE-PB.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) deve julgar na próxima quarta-feira (23) a representação movida pelo Ministério Público de Contas (MPC-PB) contra a nomeação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira. A sessão pode ser decisiva tanto para a análise do parecer do MPC quanto para a definição do futuro da nomeação, cuja legalidade está em xeque.

A principal discussão gira em torno do cumprimento dos critérios constitucionais e regimentais exigidos para o exercício da função. Caso o Tribunal considere que Alanna atende plenamente às exigências legais, a expectativa é que a posse seja autorizada ainda na própria sessão.

Alanna foi indicada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida por seu pai, o deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos). A indicação tem sido alvo de críticas e questionamentos sobre o cumprimento dos requisitos constitucionais exigidos para o cargo.

Três caminhos possíveis

De acordo com o Regimento Interno do TCE, o processo pode seguir por três desfechos distintos:

1. Confirmação da nomeação: Se o parecer do MPC for rejeitado, e os conselheiros entenderem que todos os requisitos legais foram cumpridos, a nomeação será mantida. A posse, nesse caso, poderá ocorrer no mesmo dia ou em até 30 dias após a publicação do ato, prorrogáveis por igual período mediante solicitação.

2. Devolução para a Assembleia: Caso o Tribunal acolha os argumentos do MPC e entenda que Alanna Galdino não preenche os critérios previstos — como idade, idoneidade moral e reputação ilibada — a Corte poderá invalidar a nomeação. Nesse cenário, o processo retorna à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), responsável pela indicação.

3. Pedido de vistas: Ainda há a possibilidade de um conselheiro solicitar vista do processo, o que pode adiar a decisão. O pedido deve ser devolvido até a sessão ordinária seguinte, salvo decisão do colegiado por prazo maior.

O que está em jogo

A polêmica ganhou força após o procurador Bradson Tibério Luna Camelo, do Ministério Público de Contas, emitir parecer recomendando a suspensão da nomeação. O documento aponta possíveis irregularidades no processo de escolha, incluindo questionamentos sobre o atendimento aos critérios legais para o cargo.

Entre os pontos levantados estão as exigências do Art. 47 do Regimento Interno do TCE, que estipula que o conselheiro deve ser brasileiro, ter entre 35 e 70 anos, além de comprovar conduta ilibada e notório conhecimento.

O próprio regimento também prevê, no Art. 51, que o Tribunal pode negar a posse caso sejam identificadas falhas no atendimento às exigências legais, desde que respeitado o devido processo legal.

Apesar da possibilidade de adiamento, uma fonte ligada ao TCE informou que há interesse da Corte em concluir o julgamento ainda dentro do mês de abril.

Leia Mais: Defesa de Alanna Galdino denuncia abuso interpretativo do MPC e reafirma legalidade e legitimidade da nomeação ao TCE-PB

+ TCE-PB deve julgar mérito da nomeação de Alanna Galdino no próximo dia 23 de abril

+Representação no MPC-PB pede afastamento de Nominando Diniz de relatoria sobre nomeação de Alanna Galdino ao TCE-PB

+ TCE-PB: Conselheiro Nominando Diniz critica ação do MPC e acusa parcialidade no caso Alanna Galdino

+ TCE-PB adia julgamento sobre indicação de Alanna Galdino para conselheira

+ Ação do Ministério Público de Contas contra nomeação de Alanna Galdino pela ALPB está na pauta do TCE-PB desta quarta

+ Nomeação de Alanna Galdino para conselheira do TCE-PB será analisada pela Corte na próxima quarta-feira

+ Presidente do TJPB suspende decisão que impedia posse de Alanna Galdino como conselheira no TCE-PB

+ ALPB rebate Justiça e reafirma legalidade na indicação de Alanna Galdino ao TCE-PB

+ Justiça derruba nomeação de Alanna Galdino, filha do presidente da ALPB, Adriano, para o TCE-PB