TCE-PB: Conselheiro Nominando Diniz critica ação do MPC e acusa parcialidade no caso Alanna Galdino

Por Fonte83 - 09/04/2025

Nominando Diniz, Conselheiro do TCE-PB

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Nominando Diniz, responsável pelo caso que questiona a indicação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira, fez duras críticas ao Ministério Público de Contas (MPC-PB) durante sessão realizada nesta quarta-feira (9). O caso está sendo tratado após uma ação movida pelo MPC, que aponta irregularidades no processo de nomeação.

Nominando Diniz acusou o MPC de violar o Regimento Interno e a Lei Orgânica do TCE, destacando que as procuradoras Isabella Barbosa Marinho Falcão e Sheyla Barreto Braga de Queiroz estariam adotando uma postura inadequada ao denunciar, analisar e julgar o mesmo caso. O conselheiro afirmou que essa prática é inédita em seus 22 anos de carreira. “O denunciante não pode denunciar, analisar, dar o parecer e julgar. Pela primeira vez, eu tô vendo isso em 22 anos”, declarou Nominando, reforçando seu posicionamento.

Durante a sessão, o conselheiro garantiu que sua análise será baseada exclusivamente na legalidade e imparcialidade, sem permitir influências externas ou internas. Devido às alegadas irregularidades no processo, ele determinou que a peça fosse encaminhada para uma nova análise técnica da Auditoria de Contas.

Além das críticas ao MPC, Nominando fez referência ao presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, sugerindo que sua condução do tema também gerou desconforto no caso. A tensão em torno da questão se intensificou com declarações de outros envolvidos.

O deputado estadual Felipe Leitão, relator do processo de indicação de Alanna Galdino à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), denunciou que a procuradora Sheyla Barreto teria agido movida por interesses pessoais. Segundo o deputado, Sheyla teria tentado ser indicada ao cargo de conselheira antes de Alanna, e, após o fracasso, passou a atuar contra a nomeação da indicada. Leitão também afirmou que Sheyla Barreto teria pressionado a juíza Virgínia Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, pedindo uma liminar para impedir a nomeação de Galdino. Embora a liminar tenha sido concedida, a decisão foi posteriormente revertida pelo presidente do  Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho.

O caso segue em andamento no TCE-PB, com as partes envolvidas aguardando a resolução da questão.

Leia Mais: TCE-PB adia julgamento sobre indicação de Alanna Galdino para conselheira

+ Ação do Ministério Público de Contas contra nomeação de Alanna Galdino pela ALPB está na pauta do TCE-PB desta quarta

+ Nomeação de Alanna Galdino para conselheira do TCE-PB será analisada pela Corte na próxima quarta-feira

+ Presidente do TJPB suspende decisão que impedia posse de Alanna Galdino como conselheira no TCE-PB

+ George Moraes comenta suspensão da nomeação de Alanna Galdino ao TCE-PB: “O processo legal será cumprido”

+ Adriano Galdino comenta suspensão da nomeação de sua filha ao TCE-PB e diz que acredita na justiça: “Estou confiante”

+ ALPB rebate Justiça e reafirma legalidade na indicação de Alanna Galdino ao TCE-PB

+ Justiça derruba nomeação de Alanna Galdino, filha do presidente da ALPB, Adriano, para o TCE-PB

Confira abaixo  o momento durante sessão: