Tarcísio Jardim “chama feito a ordem” e dá bronca em vereadores por faltas na CPI dos Combustíveis na Câmara de João Pessoa

Por Lucas Duarte / Fonte83 - 23/10/2025

Vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante sessão na CMJP – Foto: Olenildo Nascimento

O vereador Tarcísio Jardim (PP) subiu o tom, nesta quinta-feira (23), durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), ao cobrar mais participação dos parlamentares nas sessões da CPI dos Combustíveis. Relator da comissão, Tarcísio “chamou feito a ordem” os colegas e criticou a ausência de vereadores que não integram formalmente o grupo, mas que, segundo ele, deveriam acompanhar os trabalhos por se tratar de um tema de interesse da população.

“Estou sentindo falta da presença da Câmara nas sessões da CPI. Essa comissão não é apenas dos sete membros, é de toda a Casa e, principalmente, da população de João Pessoa”, afirmou o vereador, citando colegas como João Corujinha, Milanez Neto, Marcos Vinicius, Ícaro Chaves e Raoni Mendes.

Tarcísio defendeu que a presença dos vereadores é fundamental para dar respaldo político às investigações. “Se a gente não demonstrar união em um assunto tão importante, parece que o tema não tem a devida importância dentro desta Casa”, alertou.

Durante o pronunciamento, o parlamentar também destacou a parceria firmada com a Polícia Civil da Paraíba (PCPB), que oficializou o uso do Disque-Denúncia 197 como canal para receber informações anônimas sobre possíveis irregularidades no setor de combustíveis. “Qualquer cidadão pode denunciar adulteração, diferença de preço ou práticas suspeitas. Isso vai ajudar a CPI a produzir resultados concretos para a sociedade”, explicou.

A CPI dos Combustíveis foi instalada em 22 de setembro, a partir de proposta do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD), para investigar possíveis práticas de cartelização e irregularidades em postos da capital. O colegiado é presidido por Mikika Leitão (Republicanos) e conta ainda com Valdir Trindade (Republicanos), Fábio Carneiro (Solidariedade),  Jailma Carvalho (PSB),  Fábio Lopes (PL), Guguinha e Tarcísio Jardim, que atua como relator.

Na quarta-feira (22), os membros da comissão realizaram visita institucional à Polícia Civil, onde foi confirmada a integração de dados e denúncias ao trabalho da CPI.

Com o puxão de orelha público, Tarcísio Jardim acendeu o alerta entre os colegas e deu o tom de que não pretende aliviar na cobrança por comprometimento com as investigações que miram um dos temas mais sensíveis para o bolso do consumidor pessoense.

Assista o pronunciamento do vereador Tarcísio Jardim na tribuna da CMJP:

➕CPI dos Combustíveis fecha parceria com Polícia Civil e oficializa Disque 197 como canal de denúncias

➕Ô Paraíba Boa: Júnior Pires expõe bastidores da CPI dos Combustíveis e afirma: ‘Procon já tinha provas das irregularidades’

➕Vereador Tarcísio Jardim promete convocar donos de postos para depor na CPI dos Combustíveis

➕CPI dos combustíveis ouve distribuidoras em João Pessoa e intensifica pressão sobre uniforme de preços

➕Relator da CPI dos Combustíveis revela indícios de manipulação de preços e possível cartel entre distribuidoras

➕CPI dos Combustíveis visita Procon-PB e intensifica apuração sobre suposto cartel em João Pessoa

➕RÉPLICA: Raoni Mendes diz que Guguinha agora “tem uma CPI para chamar de sua” e critica:”Meu nome virou doce na boca do vereador”

➕Após renúncia de Raoni Mendes, Mikika Leitão assume presidência da CPI dos Combustíveis em João Pessoa

➕Após renúncia de Raoni Mendes, Odon Bezerra revela falta de interesse de vereadores em assumir presidência da CPI dos Combustíveis na CMJP

➕Raoni Mendes renuncia à presidência da CPI dos Combustíveis e denuncia manobra política

➕MPPB vai acompanhar CPI dos Combustíveis em João Pessoa e promete apurar suposto cartel

➕Raoni Mendes solicita ao Ministério Público documentos para aprofundar investigações sobre suposto cartel em João Pessoa

➕Titular da CPI dos Combustíveis, Fábio Carneiro é mais um vereador a criticar Raoni Mendes na presidência da comissão: “Grande incoerência”

➕Câmara de João Pessoa esclarece impasse na CPI dos Combustíveis e aguarda parecer jurídico

➕Mô Lima contesta presidência da CPI dos Combustíveis por Raoni ser suplente e alerta para risco de indefinição

➕Autor da CPI dos Combustíveis, Guguinha critica escolha de Raoni Mendes para presidir comissão: “Vai comprometer essa CPI”

➕CPI dos Combustíveis é instalada na Câmara de João Pessoa sob comando de Raoni Mendes e relatoria de Tarcísio Jardim

➕Câmara Municipal de João Pessoa tem parecer favorável à instalação da CPI dos Combustíveis

➕Autor da CPI dos Combustíveis, Guguinha critica escolha de Raoni Mendes para presidir comissão: “Vai comprometer essa CPI”

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram