A Superintendente do Procon Estadual da Paraíba (Procon-PB), Dra. Késsia Cavalcanti, fez um balanço das fiscalizações realizadas pelo órgão na Black Friday e alertou os consumidores sobre as falsas promoções, durante entrevista ao Programa “Ô Paraíba Boa”, da 100.5 FM, na noite desta sexta-feira (29).
“Na Paraíba os órgãos de defesa do consumidor trabalharam arduamente durante todo o mês da Black Friday, quer seja visitando os estabelecimentos para orientar aqueles que já estavam na Black Friday realizando a parte educativa para que os consumidores de uma forma geral tivesse seus direitos respeitados. Mas no dia de hoje, infelizmente ainda tivemos ainda várias autos de infração, eu sempre digo que Procon não é fábrica de multa. Isso é sinal que legislação está sendo descumprida e que é necessário a intervenção do estado no poder de fiscalização que fiscalizam os estabelecimentos”, afirmou.
Na oportunidade, Dra. Késsia explicou como funciona as fiscalizações nesse período. “Realizamos uma reunião no início do mês com vários Procons da região metropolitana e do interior e a gente mapeou vamos rever as leis, vamos orientar e fiscalizar e o trabalho foi feito. Aqui em João Pessoa dividimos por áreas, a gente dividiu por região e o Procon estadual foi para uma região, o municipal de outra e o MP outro. O Procon de João Pessoa fiscalizou 22 estabelecimentos, o Procon do Estado 138 estabelecimentos e estivemos presentes em vários municípios, onde o setor de fiscalização passou pelos locais e fomos dar apoio”, pontuou.
Ainda durante a entrevista, a Superintendente do Procon-PB, alertou sobre as fraudes. “Hoje em dia podemos cair em golpe, principalmente no mundo virtual. Então a gente preparou ao longo desse mês todo, orientação aos consumidores e lojistas e também algumas empresas continuam com a promoção em alguns dias. Então o consumidor deve ficar atento se está em um site seguro e desconfiar se o preço está muito abaixo do mercado com uma promoção muito boa. Oriento que print toda a transação e pague com cartão virtual não deixe seus dados na internet. Eu recomendo cautela na hora da compra e olhe alguns buscadores sobre os preços que estão no mercado e verifique a questão do preço do frete. Consumidor tenha cautela, comprar é bom, cuidado para não se endividar e qualquer dúvida busque o fornecedor e se não resolver acione o Procon PB que nós estaremos a disposição para auxiliar você”, concluiu.
Serviço:
Para mais informações ou denúncias, entre em contato pelo telefone 151, pelo WhatsApp 83-98618-8330, ou visite a sede do Procon, localizada na Avenida Almirante Barroso, número 693, no centro de João Pessoa, ou em qualquer um dos núcleos espalhados pelo Estado.
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