O último fim de semana foi de importantes definições com potencial para provocar repercussões políticas e eleitorais na Paraíba. Com a fusão entre o PSC e o Podemos, abriu-se uma janela de um mês para os deputados dos dois partidos mudarem de legenda.
Ruy Carneiro e Romero Rodrigues foram eleitos pelo PSC e havia a expectativa de que ambos mudariam de partido. Ruy para o PSDB e Romero para o Republicanos. Esses dois partidos fizeram grande pressão até ontem para que os dois mudassem a decisão já tomada de permanecerem no Podemos. Ou seja, além de dois deputados federais, o partido manteve os dois candidatos a prefeito das duas maiores cidades do estado em 2024.
As decisões de Romero e Ruy tem outras consequências. Significa que ambos optaram por ter luz própria e abandonarem de vez a Cássio dependência.
Leia também: Conforme antecipado pelo “Ô Paraíba Boa”, Ruy Carneiro confirma que ficará no Podemos
De volta ao PSDB, Romero e Ruy não teriam tanta liberdade para fazer livremente as alianças que acharem mais adequadas.
Ruy e Romero seriam hoje, individualmente, as maiores lideranças do PSDB em João Pessoa e em Campina Grande, os mais bem votados nas duas cidades. No caso de Ruy, a decisão de permanecer no Podemos significa o seu afastamento definitivo do PSDB, ele que era um dos mais antigos filiados ao partido na Paraíba. Ou seja, o PSDB perde não apenas um deputado federal, mas um tucano de bico grosso.
A notícia é péssima para o PSDB, que vai continuar sem um único deputado federal na Paraíba.