Recorde histórico de Chuvas em João Pessoa; por Fabiano Gomes

Por Fabiano Gomes - 08/07/2023

O que mais tenho visto nas redes sociais, seja por parte jornalistas e formadores de opinião mal intencionados ou até por parte de pessoas que não sabem, de fato, o que está acontecendo, são críticas exageradas sobre a infraestrutura de João Pessoa, após as fortes chuvas dos últimos dias.

O fato é que o município de João Pessoa foi onde mais choveu na Paraíba nos últimos dias. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), A Capital do Estado recebeu mais quase 180 milímetros de chuva ininterrupta entre as 9h de quinta-feira (06) e 9h de sexta (07).

Foi um dos maiores índices pluviométricos da história.

Qualquer cidade de grande porte como João Pessoa sofreria muito mais com esse volume de chuvas. Mas, graças a Deus, a Capital conseguiu suportar à queda d’água sem grandes catástrofes ou prejuízos.

Desde o início da gestão que o prefeito Cícero Lucena recomenda a manutenção frequente das áreas consideradas de risco. Ele fez a sua parte, mas isso é apenas prevenção, não é capaz de mudar a natureza das coisas, como o que vimos com essas chuvas.

Os prejuízos atingiram a cidade inteira, até residências bem estruturas em condomínios de luxo sofreram com inundações e problemas estruturais.

Moral da história, com tanta água que caiu dos céus, e continua caindo, os prejuízos não ficaram apenas nos bairros periféricos ou nas casas mais populares.