Confesso que não consigo ser imparcial quando o assunto é Raimundo Lira. O motivo? Sou seu fã! E essa admiração me fez vibrar como criança ao ver ontem postagem do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, anunciando o nome de Lira como candidato a deputado federal.
É impossível conhecer e não admirar Raimundo Lira.
Orgulho confirmado por sua jornada no Senado Federal – realizando, em menos de quatro anos, o que a maioria de seus antecessores e sucessores sequer sonha em conquistar.
Na mais alta corte legislativa do país, Lira foi um gigante.
Lira deu tamanho a bancada paraibana – nunca, antes, um integrante da Paraíba em Brasília foi tão ouvido e respeitado, se posicionando com autoridade sobre temas nacionais.
Sua serenidade e senso de justiça o fez comandar com tranquilidade e pulso firme um dos processos mais traumáticos do país.
Além de figurar entre os cabeças em relações a pauta nacional, Lira também se destacou como um interlocutor do nosso Estado na alta cúpula do Distrito Federal.
Performance que fez de Lira um carreador de recursos para a Paraíba, viabilizando inúmeras obras – algumas das quais a maioria dos paraibanos hoje usufrui sem conhecimento de que os benefícios têm a mão precisa de Lira.
Sua ausência diminuiu o peso da Paraíba em Brasília.
Por motivos pessoais, ele se afastou, nos deixando órgãos de um representante com a sua estatura.
Veneziano Vital alivia o sentimento de perda, realizando um mandato maiúsculo e se colocando como um dos mais importantes integrantes da atual legislatura do senado Federal.
Mas é realmente digno de comemorações o retorno de Raimundo Lira a Brasília. Vai fazer toda a diferença em meio a maioria dos mandatos capengas em curso no Congresso Nacional.
Sendo eleito – e será -, Lira dará (de novo) outra dimensão a nossa bancada.
Será um deputado com tamanho de senador. Pois é respeitado por toda classe política do país, sem um arranhão em sua imagem.
Ele, que não precisa da política, está empreendendo aqui e agora um esforço pessoal para ajudar a Paraíba!
Com suas qualidades, preparo, capacidade de trabalho e livre trânsito fará os paraibanos relembrarem de tempos em que nossa voz era mais altiva em Brasília.
E não tenho dúvidas:
Lira vai entrar para a história como um dos imortais políticos paraibanos – membro de uma safra seleta de parlamentares que, quando sobe à tribuna, faz seu recado chegar do presidente da República aos funcionários mais humildes do Congresso Nacional.
Matando um pouco da saudade que temos de Ronaldo Cunha Lima, Vital do Rêgo, Antonio Mariz, Cássio Cunha Lima, João Agripino, Ivandro Cunha Lima, Marcondes Gadelha, Pedro Gondim, Burity, Gilvan Freire, Inaldo Leitão, Edivaldo Mota, entre outros nomes que fazem e fizeram política com P maiúsculo de verdade.
Políticos como Raimundo Lira e também o ex-presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo, subiria e muito – muito mesmo – o patamar de nossa bancada.
Lira já fez a parte dele.
Em outubro, os paraibanos farão a sua.