Quem planta, colhe. Cícero que o diga – Por Fabiano Gomes

Por Fabiano Gomes - 31/07/2023

Passo quase todos os dias por várias obras da prefeitura de João Pessoa. Uma delas, inclusive, a que está sendo realizada na área onde antes funcionava o Aeroclube, um enorme parque, o maior da América Latina, que em breve será entregue aos pessoenses. Aliás, a intervenção que a prefeitura fez no local praticamente resolveu o grave problema do trânsito, problema que há anos se acumulava nas imediações do Aeroclube. Aliás, a construção desse parque, depois de décadas de impasse, só foi possível porque finalmente temos um prefeito disposto e com capacidade para o diálogo.

Obras como essa vão mudando aos poucos o humor do eleitorado da capital sobre a administração de Cícero. As cigarras que se apressaram em condenar por antecipação o trabalho do caboquinho, por acordarem tarde, não viam que Cícero, como uma formiguinha incansável e sem muito estardalhaço, plantava com paciência para colher no tempo certo.

E parece que essa colheita veio bem antes do que até eu mesmo esperava. Cícero plantou muita coisa nesses dois anos e sete meses, e em todos os setores da cidade, sem nenhuma exclusão ou privilégio. Tem obra para os bairros mais pobres, tem obra para os bairros mais ricos, tem ações para os servidores, para melhorar a mobilidade, a saúde. São ruas que antes conviviam com a poeira no verão e com o lamaçal no inverno e hoje brilham com o calçamento novo.

Cícero plantou modernidade, com destaque nacional para a educação do município, essas árvores difíceis de derrubar. O número de refeições distribuídas pela prefeitura, que saíram de 400 mil para mais de um milhão na administração de Cícero, são um exemplo de sensibilidade social a ser imitada.

É impressionante a virada de chave que o prefeito Cícero Lucena, mesmo perdendo mais de um ano de administração para salvar vidas lutando contra a COVID 19. E os resultados que as pesquisas começam a mostrar representam um verdadeiro cavalo de pau na imagem de Cícero e de sua administração. E os crescentes números da avaliação positiva do prefeito da capital começam a deixar os opositores em dúvida se devem ou não entrar numa disputa que já hoje se apresenta incerta. Imagine daqui a um ano.

E sabe o motivo? É que eles esqueceram de uma coisa. Que Cícero é antes de tudo um gestor experimentado. Candidato à reeleição em 1990, Cícero não apenas foi reeleito no primeiro turno, mas com uma votação consagradora que ainda hoje o torna, percentualmente, o prefeito mais votado na história de João Pessoa.

Cícero chega ao segundo semestre tinindo, em um ritmo frenético de inaugurações, lançando novos programas e com novas ações prestes a saírem do papel. Em 05 de agosto a cidade e seu prefeito fazem aniversário. Será um dia de celebração por tudo que essa cidade nos concedeu de oportunidades. E Cícero promete homenagear João Pessoa como ela merece.

O presente de Cícero? Está sendo embrulhado todas as horas e a cada dia de trabalho que o prefeito dedica à cidade e seus habitantes. No dia primeiro de janeiro de 2025, Cícero o receberá desse mesmo povo a quem tanto se dedica.