“PT deve ser protagonista”, afirma Luciano Cartaxo sobre eleições em 2026 na Paraíba e aliança com João Azevêdo

Por Fonte83 - 09/09/2025

Deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), durante entrevista à imprensa na ALPB.

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) comentou nesta terça-feira (9) o novo cenário político na Paraíba, após a saída do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), do Progressistas (PP) e da base do governador João Azevêdo (PSB). Durante entrevista na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), repercutida pelo programa Correio Debate, da rádio Correio 98 FM, Cartaxo reforçou o compromisso do PT com a atual gestão estadual, mas cobrou espaço e protagonismo na construção do projeto político para 2026.

“Estamos no projeto com o governador João Azevêdo. O PT reconhece o desenvolvimento que o Estado vem apresentando, com equilíbrio fiscal e obras estruturantes. Mas o partido quer participar ativamente desse processo. Não queremos ser apenas analistas do cenário, mas protagonistas na formulação do programa de governo e nas decisões políticas”, afirmou o parlamentar.

Cartaxo também comentou sobre a possível candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), ao Governo do Estado com apoio do PT. O deputado ponderou que, até o momento, não há qualquer movimento formal nesse sentido. “Galdino é um quadro importante, com grande contribuição ao Estado, mas até agora não houve filiação ao PT, nem convite do presidente Lula. Se isso acontecer, será uma discussão a ser feita internamente, com base nas prioridades do partido tanto no plano nacional quanto estadual”, disse.

A fala de Cartaxo acontece em meio ao rearranjo político provocado pela saída de Cícero Lucena do Progressistas e seu anúncio de pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026. A decisão causou reações intensas dentro da base aliada e acirrou o debate sobre as futuras alianças partidárias para a disputa estadual.

Adriano Galdino enxerga “zona de conforto” em escolha do candidato da base e reforça desejo de protagonismo político em 2026

+ Marcos Henriques defende diálogo interno no PT sobre pré-candidatura de Adriano Galdino ao Governo da Paraíba em 2026

+ Adriano Galdino confirma acordo com Cícero, mas diverge sobre critério único de pesquisa: “O escolhido tem que apoiar Lula”

+ Adriano Galdino alerta para risco de Lucas Ribeiro apoiar candidato de Bolsonaro em 2026: “É a tendência natural”

+ “Se o presidente Lula me convidar pra ser candidato pelo PT hoje, eu saio ontem do Republicanos”, dispara Adriano Galdino

+ EXCLUSIVO: PT da Paraíba deve lançar candidatura própria a governador em 2026, revela Fabiano Gomes

+ Marcos Henriques declara apoio a Adriano Galdino para o Governo da Paraíba em 2026: “É o melhor nome da base”

+ Adriano Galdino agradece aceno de Ricardo Coutinho e reforça apoio ao presidente Lula: “Reconhecimento do nosso trabalho”

+ Adriano Galdino endurece discurso e diz que base de João Azevêdo não pode ter candidato bolsonarista

+ Adriano Galdino diz que recebeu carta branca do presidente nacional Republicanos para apoiar Lula na PB: “Mesmo que Tarcísio seja candidato”

+ Adriano Galdino intensifica articulação com o PT e garante legenda do Republicanos para disputar o Governo da Paraíba em 2026

+ Adriano Galdino se reúne com Cida Ramos e recebe apoio de Marcos Henriques, ambos do PT, fortalecendo discurso de “candidato de Lula”

+ Após reunião com Cida e Marcos Henriques, Adriano Galdino encontra deputado federal Luiz Couto e mais lideranças do PT

➕Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram