Prefeitura de João Pessoa firma parceria com Fiep e recebe 20 capacetes respiratórios

Por Fonte83 - 23/07/2021

A Prefeitura de João Pessoa recebeu 20 capacetes respiratórios doados pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), na manhã desta sexta-feira (23). O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra foram recebidos pelo presidente da Federação, Francisco Gadelha, na sede da instituição, na Capital. Os equipamentos vão auxiliar nos cuidados aos pacientes internados em decorrência da covid-19, na Rede Municipal de Saúde.

“Pelos índices que convivemos hoje enxergamos a tendência de vencermos a pandemia. Esta parceria com Fiep e Sesi nos traz a possibilidade de termos mais equipamentos para os casos que ainda venham surgir. Os esforços neste sentido têm sido gigantes, mas os resultados são animadores e esperamos retomar a vida normal em breve, com o avanço da vacinação”, declarou o prefeito Cícero Lucena. De acordo com ele, os equipamentos serão encaminhados ao Prontovida.

O presidente da Fiep, Francisco Gadelha, destacou a parceria permanente com a Prefeitura de João Pessoa. “O prefeito pode contar com nosso sistema como uma secretaria da Prefeitura. Estamos sempre dispostos a colaborar e fazer esforços para ajudar a população aqui na Capital e em todo o Estado”, afirmou.

Estiveram presentes ainda o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley, o vice-presidente da Fiep-PB, Romualdo Araújo; a superintendente do Sesi-PB, Geisa Brito; e os secretários municipais do Planejamento, José William Montenegro; da Saúde, Fábio Rocha; da Comunicação, Marcos Vinicius, e o executivo, Janildo Silva.

Auxílio – Batizado de Elmo, o equipamento é um capacete não-invasivo que auxilia na respiração dos pacientes. O instrumento evita a intubação, reduzindo em mais de 60% a necessidade de internações em leitos de UTI. De acordo com os desenvolvedores, o grande diferencial dele é oferecer mais segurança aos profissionais de saúde. Desenvolvido em parceria com o Senai do Ceará, o capacete é voltado a pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica, provocada pelo covid-19.