PF prende suspeito de fraudes em concursos da UFPB, bancos e polícias em Patos

Por Ingreson Derze - 02/10/2025

Polícia Federal (PF) em atuação na cidade de Patos.

Uma operação da Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, revelou uma organização criminosa especializada em fraudar concursos públicos em todo o país. Batizada de “Última Fase”, a ação resultou na prisão preventiva de um suspeito e cumpriu mandados de busca e apreensão em Patos e João Pessoa, além de outras cidades em Pernambuco e Alagoas.

As investigações apontam que os acusados adulteravam provas e documentos, permitindo que terceiros realizassem os concursos no lugar dos candidatos originais. Entre os certames envolvidos estão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024, a Universidade Federal da Paraíba, as Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

No total, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três prisões preventivas e medidas cautelares que incluem afastamento de cargos públicos e sequestro de bens. A quadrilha poderá responder por fraude em concurso público, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Em nota, a Polícia Federal destacou que, junto ao Ministério da Gestão e Inovação e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, vem ampliando mecanismos de fiscalização para garantir transparência e segurança nos processos seletivos em todo o país.