A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (14/08), a Operação Discovery 30, com foco no combate ao abuso sexual infantojuvenil em João Pessoa, Paraíba. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de um homem investigado por armazenamento de material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia” no Estatuto da Criança e do Adolescente para se referir a qualquer situação de exploração sexual de menores, a comunidade internacional recomenda o uso de expressões como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, para melhor dimensionar a gravidade desses crimes.
Durante a operação, os agentes recolheram equipamentos eletrônicos que passarão por perícia para investigação detalhada do caso.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes, tanto no mundo virtual quanto no físico. Conversar sobre os perigos das redes sociais, jogos e aplicativos, acompanhar as atividades online, e estar atento a mudanças de comportamento — como isolamento ou segredo em relação ao uso de celulares e computadores — são medidas essenciais de prevenção.
Segundo a PF, ensinar às crianças como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais e reforçar que podem procurar ajuda é fundamental para garantir sua segurança e bem-estar.
A Operação Discovery 30 reforça que a prevenção e a informação são instrumentos essenciais para salvar vidas e combater crimes de abuso sexual infantojuvenil.