PF deve encerrar inquérito das joias do acervo presidencial da gestão Bolsonaro em maio

Por G1 - 19/04/2024

Montagem com Bolsonaro e a segunda caixa de joias – Getty Images e Reprodução

A Polícia Federal prevê encerrar em maio o inquérito que investiga se o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-assessores venderam joias do acervo presidencial de forma ilegal, em troca de benefícios pessoais. A última diligência será feita na semana que vem, nos Estados Unidos.

O encerramento do inquérito é o momento em que a PF conclui quem praticou crimes – e quais foram os crimes. O blog apurou que Bolsonaro e seus ex-assessores devem ser indiciados.

O relatório final com as conclusões e os detalhes sobre os possíveis indiciamentos será enviado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Uma equipe da Polícia Federal vai este mês aos Estados Unidos aprofundar as investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e a venda de joias do acervo da Presidência da República.

Os agentes foram autorizados a fazer diligências para concluir investigação sobre a venda dos itens valiosos no exterior. A viagem está marcada para 25 de abril.

A equipe brasileira será formada por um delegado e um agente. O roteiro de investigação incluiu diligências nas cidades de Miami (Flórida), Wilson Grove (Pensilvânia) e Nova Iorque (NY).