O ex-deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, reafirmou nesta terça-feira (22) sua intenção de disputar novamente o Governo da Paraíba em 2026 e descartou qualquer possibilidade de ser candidato a vice em uma chapa liderada pelo senador Efraim Filho (União Brasil). A declaração foi dada durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
“Candidatura mantida. Acima de tudo, eu quero dar sequência ao debate que iniciamos em 2022. O que existe em mim é disposição de disputar o governo, como já fiz”, declarou Pedro, ao ser questionado sobre a possibilidade de ocupar uma posição secundária numa eventual chapa da oposição.
A resposta foi uma reação direta à entrevista de Efraim Filho no mesmo programa, na última segunda-feira (21), quando o senador sugeriu que Pedro poderia compor a chapa majoritária como vice. Sem rodeios, Pedro rechaçou a ideia: “Não existe candidato a vice. Eu estou colocando meu nome para contribuir com o futuro da Paraíba. Meu foco é seguir o caminho iniciado em 2022”, frisou.
Pedro Cunha Lima também destacou que a existência de múltiplos nomes na oposição é um sinal de vitalidade democrática e afirmou que o grupo trabalha para manter a unidade, mesmo com pré-candidaturas em aberto. “É bom ver na oposição várias candidaturas naturais. A minha é, a de Efraim também é. E temos dialogado com muito cuidado, atenção e carinho para preservar a unidade”, explicou.
A expectativa, segundo Pedro, é de que até outubro deste ano o grupo chegue a uma definição sobre a composição da chapa que enfrentará o campo governista nas eleições de 2026.
Nomes em disputa
Além de Pedro Cunha Lima e Efraim Filho, são citados como possíveis candidatos da oposição o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil) — este último, primo de Pedro.
Pedro foi o segundo colocado nas eleições de 2022, quando disputou o segundo turno com o atual governador João Azevêdo (PSB), conquistando mais de 1 milhão de votos. Desde então, tem mantido atuação ativa no cenário político estadual, articulando alianças e consolidando-se como uma das principais vozes da oposição.
A movimentação precoce entre os nomes oposicionistas revela o desejo de construir uma alternativa competitiva ao atual grupo governista, que também começa a discutir sua sucessão, com possíveis candidaturas do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos).
Leia Mais: Pedro Cunha Lima defende união da oposição na Paraíba e admite dois palanques em 2026
+ Cássio Cunha Lima destaca protagonismo da oposição para 2026: “Pedro é esperança”
+ Romero Rodrigues entra no jogo de 2026: “Quero meu nome no debate, mas sem atropelar ninguém”
+ ✅Clique aqui para seguir o canal do “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado