Pedro Cunha Lima promete retribuir apoio de Veneziano Vital do Rêgo em 2026: “Faço política com gratidão”

Por Lucas Duarte / Fonte83 - 21/10/2025

Veneziano Vital do Rêgo e Pedro Cunha Lima – Foto: Divulgação/Assessoria

O presidente estadual do PSD na ParaíbaPedro Cunha Lima, reafirmou nesta terça-feira (21) que pretende retribuir em 2026 o gesto político do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que o apoiou no segundo turno das eleições de 2022 para o Governo do Estado. O ex-deputado federal também não descartou uma eventual composição com o MDB, partido que voltará a abrigar o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, pré-candidato ao governo estadual.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da rádio Correio 98 FM, Pedro classificou como “gesto de grandeza” o apoio que Veneziano lhe ofereceu no segundo turno de 2022, destacando a postura de lealdade mesmo após embates históricos em Campina Grande. “Ele [Veneziano] tinha todas as razões do mundo para não votar em mim, mas manteve a firmeza, a correção. Ele veio sem cobrar nada. E isso me conquistou. Eu faço política com gratidão. Uma certeza eu dou: ano que vem eu vou retribuir esse gesto”, afirmou.

Cícero no MDB e cenário para 2026

A fala de Pedro ganha ainda mais peso diante do novo reposicionamento político de Cícero Lucena, que anunciou sua filiação ao MDB na última segunda-feira (20), com vistas à disputa pelo Governo da Paraíba em 2026. O ato de filiação está marcado para o dia 7 de novembro, com apoio do próprio Veneziano.

Com isso, ganha força nos bastidores a possibilidade de uma composição entre Cícero e Pedro, inclusive com Pedro como vice na chapa. Pedro também destacou que a oposição precisa construir uma unidade estratégica, mesmo com múltiplas candidaturas no primeiro turno, para manter a coerência no segundo turno. Ele criticou o que chamou de “fragmentação que enfraquece” e defendeu que o foco da oposição deve ser mostrar à Paraíba que o ciclo de 16 anos do PSB precisa ser superado.

Caminho aberto para aliança

A reaproximação entre Pedro, Veneziano e agora Cícero, após movimentos históricos de adversidade política, representa um reposicionamento significativo no tabuleiro político da Paraíba. Caso a aliança se consolide, a oposição entra na disputa de 2026 com força competitiva, reunindo nomes de peso e representatividade nas principais cidades do estado.

Em 2022, Pedro chegou ao segundo turno com mais de 1,1 milhão de votos (47,49%), sendo derrotado por João Azevêdo (PSB), que obteve 52,51%. Agora, com um bloco de oposição mais coeso e respaldado por alianças construídas na base da gratidão, o cenário político paraibano promete fortes emoções.

➕Pedro Cunha Lima prega coerência na oposição para 2026, defende critérios e afirma: “Não estou atrás de cargo”

➕Ô Paraíba Boa: Veneziano elogia articulação de Cícero e diz que chapa com Romero ou Pedro seria “extraordinária”

➕Veneziano detalha articulação da oposição em torno de Cícero e cita Pedro Cunha Lima e Wellington Roberto como aliados estratégicos

➕Mersinho costura aliança com Pedro Cunha Lima e reforça articulação para pré-candidatura de Cícero Lucena em 2026: “Estamos em diálogo”

➕Efraim Filho defende sintonia com Pedro Cunha Lima e aposta em aliança para disputar governo: “O discurso dele sobrevive comigo”

➕Mersinho sinaliza Pedro Cunha Lima como possível vice de Cícero Lucena em 2026: “Será uma honra”

➕Pedro Cunha Lima reafirma pré-candidatura e descarta abdicar disputa em 2026: “Nome segue à disposição”

➕Sumido do debate político, Pedro Cunha Lima reaparece em meio à disputa por protagonismo na oposição para 2026

➕Efraim, Pedro e Ruy se reúnem em bar de João Pessoa e discutem cenário da oposição na Paraíba para 2026

➕George Morais descarta aliança com Cícero Lucena e diz que oposição segue unida com Efraim Filho e Pedro Cunha Lima

➕Camila Toscano pede unidade da oposição e afirma que “não cabem duas candidaturas” no grupo em 2026

➕Ruy Carneiro enxerga candidatura de Cícero Lucena como “especulação” e reafirma apoio a Efraim Filho ou Pedro Cunha Lima

➕Fábio Ramalho evita cravar Cícero Lucena na oposição e reforça nomes de Pedro Cunha Lima e Efraim Filho: “Grupo segue unido”

➕Bruno Cunha Lima abre portas para Cícero Lucena e Adriano Galdino e afirma que oposição pode lançar chapa única em 2026

➕Pedro Cunha Lima comemora desempenho em nova pesquisa DataRanking/Fonte83: “Resultado que anima”

➕Pedro Cunha Lima não descarta Cícero Lucena na oposição em 2026: “Decisão cabe a ele”

➕Camila Toscano elogia Cícero Lucena, mas não garante permanência no PSDB mesmo com prefeito se filiando ao partido

➕Romero Rodrigues classifica como “especulação” possível vaga de vice na chapa de Cícero Lucena ao Governo da Paraíba em 2026

➕João Azevêdo diz que Cícero Lucena virou “tábua de salvação” da oposição: “Eles só têm esse projeto”

➕Ô Paraíba Boa: Milanez Neto rebate Veneziano, mantém convicções e diz que não vai se curvar a pressões partidárias: “Só saio se for expulso”

➕Veneziano dá recado a Milanez Neto e dispara sobre filiação de Cícero: “Se não se sentir à vontade, que peça pra sair do MDB”

➕Milanez Neto endurece discurso após anúncio de filiação de Cícero Lucena ao MDB: “Não mudo por conveniência”

➕Milanez Neto reafirma oposição na Câmara mesmo com Cícero Lucena de olho no MDB: “Convicção não se negocia”

➕Veneziano Vital do Rêgo revela articulação com o PT e negocia apoio de Lula à candidatura de Cícero Lucena em 2026

➕Cida Ramos após anúncio de filiação de Cícero Lucena ao MDB: “Não é só por Lula, é por um projeto para a Paraíba”

➕A conta não fecha: após anunciar embarque no MDB, Cícero reafirma apoio a João Azevêdo e deixa Veneziano em saia justa

➕Após filiação de Cícero ao MDB, Mersinho Lucena diz que avalia nova legenda para 2026:”Na política, quem tem tempo, não tem pressa”

➕De volta ao MDB, Cícero Lucena sela aliança com Veneziano e confirma disputa pelo Governo da Paraíba em 2026

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram