Pedro Cunha Lima articula bloco opositor e projeta virada política na Paraíba em 2026: “Continuamos marchando juntos”

Por Fonte83 - 24/09/2025

Presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima, durante entrevista.

O presidente estadual do PSD na Paraíba e ex-deputado Pedro Cunha Lima afirmou, nesta quarta-feira (24), que o recente encontro com o senador Efraim Filho (União BrasilPB) no último fim de semana reforça uma articulação política que já vem de 2022. O político também destacou sua parceria com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDBPB). As declarações foram dadas no programa CBN João Pessoa, da rádio CBN Paraíba.

“Efraim foi meu parceiro de chapa em 2022. Vencemos o governo naquele pleito no campo da oposição, e seguimos marchando juntos para fortalecer esse campo”, disse Pedro. Ele ressaltou que mantém reciprocidade tanto com Efraim quanto com Veneziano, “e com todos que estiveram junto comigo naquele movimento”.

Pedro explicou que seu posicionamento não o alinha nem a Lula nem Bolsonaro: “Existe uma peculiaridade nacional; Vene­ziano apoia Lula, Efraim se aproxima de Bolsonaro, e quero deixar claro: não sou nem um nem outro”, argumentou.

Crítica à polarização e apelo por equilíbrio

No debate sobre o cenário nacional, Pedro disse perceber no país um cansaço com a polarização: “Esse centro ainda não tem liderança clara, mas estou nessa posição desde 2018. Levo críticas de ambos os lados. Vejo um sentimento de virar essa página”, detalhou.

Ele disse acreditar que o país precisa de mais equilíbrio, serenidade e que o líder deve unir, “não incentivar intolerância”. “Quem pensa diferente acaba sendo tratado como adversário. Isso precisa acabar”, afirmou.

Cícero Lucena e o jogo na oposição da Paraíba

Sobre a movimentação do prefeito de João PessoaCícero Lucena (sem partido), que deixou a base governista e vem sendo cortejado por opositores, Pedro fez ponderações: “Em 2022, perdi não para um candidato, mas para uma estrutura. Foram quase 170 prefeitos alinhados ao governo. A entrada de um prefeito da capital no bloco oposicionista torna a disputa mais competitiva”, pontuou.

Embora tenha mantido uma postura discreta nos últimos meses — em meio ao protagonismo de Efraim e Cícero — Pedro vem sendo visto como peça de articulação no campo oposicionista. Sua presença nos novos diálogos pode indicar uma tentativa de reconquista de visibilidade.

Pedro já foi candidato ao governo em 2022 e chegou ao segundo turno, obtendo 47,49% dos votos, sendo derrotado por João Azevêdo, que teve 52,51%. Atualmente, no bloco oposicionista paraibano, também figuram nomes como o senador Efraim Filho (União BrasilPB), que teve sua pré-candidatura lançada com apoio da direita e o PL,  o prefeito de Campina GrandeBruno Cunha Lima (União Brasil) e o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos).

➕Data Ranking/Campina Grande: Pedro Cunha Lima tem 27,79% das intenções de voto para governador; Lucas Ribeiro aparece com 12,57%, Cícero Lucena com 11,06% e Efraim Filho tem 10,88%

➕O enigma Pedro – por Flávio Lúcio

➕Efraim, Pedro e Ruy se reúnem em bar de João Pessoa e discutem cenário da oposição na Paraíba para 2026

➕Sumido do debate político, Pedro Cunha Lima reaparece em meio à disputa por protagonismo na oposição para 2026

➕George Morais descarta aliança com Cícero Lucena e diz que oposição segue unida com Efraim Filho e Pedro Cunha Lima

➕Camila Toscano pede unidade da oposição e afirma que “não cabem duas candidaturas” no grupo em 2026

➕Ruy Carneiro enxerga candidatura de Cícero Lucena como “especulação” e reafirma apoio a Efraim Filho ou Pedro Cunha Lima

➕Efraim Filho se reúne com Cássio Cunha Lima e reafirma unidade da oposição para 2026

➕Fábio Ramalho evita cravar Cícero Lucena na oposição e reforça nomes de Pedro Cunha Lima e Efraim Filho: “Grupo segue unido”

➕ Pedro Cunha Lima não descarta Cícero Lucena na oposição em 2026: “Decisão cabe a ele”

➕ Camila Toscano elogia Cícero Lucena, mas não garante permanência no PSDB mesmo com prefeito se filiando ao partido

➕Romero Rodrigues classifica como “especulação” possível vaga de vice na chapa de Cícero Lucena ao Governo da Paraíba em 2026

➕Progressistas reage à saída de Cícero Lucena e acusa prefeito de João Pessoa de “projeto individual de poder”

➕Cícero assinala liderança nas pesquisas e indefinição sobre o comando da federação União Progressista na PB como razões para deixar o PP

➕João Azevêdo diz que Cícero Lucena virou “tábua de salvação” da oposição: “Eles só têm esse projeto”

➕“Retorno à sua casa”, diz Baleia Rossi sobre possível filiação de Cícero Lucena ao MDB

➕Veneziano revela que presidente nacional do MDB Baleia Rossi convidou Cícero Lucena para se filiar ao partido e disputar o Governo da PB

➕De olho em 2026, MDB nacional autoriza Veneziano a conduzir articulações na Paraíba e mira filiação de Cícero Lucena

➕Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷Siga o Fonte83 no Instagram