PB ganhará radiotelescópio para ‘desvendar’ mistérios do Universo

Por Uol - 13/01/2020

A Paraíba vai ganhar, até 2022, um radiotelescópio que irá ajudar a humanidade a a desvendar alguns mistérios do Universo, como a matéria escura. O equipamento vai ser construído nas proximidades do município de Aguiar e será chamado de BINGO, abreviação para Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, ou Oscilações Acústicas de Bários em Observações de Gases Neutros. 

O radiotelescópio será construído em parceria de instituições brasileiras e estrangeiras. O equipamento será composto por duas antenas que, juntas, são maiores que um campo de futebol. As obras de construção do BINGO devem começar este ano e a previsão é de que ele entre em operação em 2022.

“Vamos fazer uma espécie de tomografia do Universo que vai olhar a distribuição do hidrogênio. O resultado científico é tentar entender mais o processo de como a energia escura atua na dinâmica do Universo”, disse Carlos Alexandre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e um dos líderes do projeto.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.