Outubro Rosa: oncologista alerta para a importância da prevenção precoce do câncer de mama no programa Ô Paraíba Boa

Por Fonte83 - 01/10/2025

Dra. Dalva Lacerda – oncologista do Hospital Napoleão Laureano.

O Outubro Rosa é uma campanha internacional dedicada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, promovendo ações de saúde e mobilização social.

Nesta quarta-feira (1º), a Dra. Dalva Lacerda, oncologista do Hospital Napoleão Laureano, concedeu entrevista ao programa Ô Paraíba Boa, apresentado por Fabiano Gomes, Jaceline Marques e Clauber Beserra, destacando a importância da prevenção da doença.

Segundo a especialista, “a prevenção mais importante, a prevenção primária, é exatamente a mamografia, porque muitas mulheres são assintomáticas. O autoexame é super importante, mas o acompanhamento médico com mamografia é fundamental”. Ela também destacou hábitos saudáveis como alimentação balanceada, prática de exercícios, evitar sedentarismo, não fumar e não exceder no consumo de álcool como formas de prevenção.

Dra. Dalva explicou ainda a ampliação da faixa etária para realização da mamografia pelo Ministério da Saúde: “Antes, era até 69 anos; agora, até 74 anos. Para quem tem casos de câncer na família, recomenda-se iniciar até 10 anos antes da idade do diagnóstico do familiar. Por exemplo, se a mãe teve câncer de mama aos 40 anos, a filha deve começar aos 30 anos, os exames de prevenção”.

A oncologista também comentou sobre o câncer de colo de útero, ressaltando que sua principal causa é a infecção pelo HPV, e que pode ser totalmente evitável por meio da vacinação: “Diferente do câncer de mama, o câncer de colo de útero pode ser realmente prevenido com a vacinação contra o HPV”.

A entrevista reforça a mensagem central do Outubro Rosa: a prevenção, o diagnóstico precoce e a conscientização são fundamentais para salvar vidas.

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram