Oposição escolhe Eduardo Bolsonaro como líder da minoria em manobra para resguardar mandato

Por Fonte83 - 16/09/2025

Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal • TV Câmara/Youtube

A Câmara dos Deputados assistiu nesta terça-feira (16) a uma movimentação estratégica da oposição: Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi oficializado como novo líder da minoria. A decisão ocorre em meio ao risco de perda de mandato do deputado por excesso de faltas.

Desde julho, quando terminou sua licença, Eduardo não registra presença em sessões. A regra da Casa prevê que, ao atingir 120 ausências, o parlamentar pode perder o mandato. A contagem, que recomeça a cada ano legislativo, colocaria em xeque a permanência do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro a partir de 2026.

Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro, alegando perseguição do Judiciário. Ele chegou a solicitar autorização para exercer o mandato de forma remota, mas o pedido não encontra respaldo no regimento da Câmara.

A interpretação defendida pelo PL é de que líderes partidários podem marcar presença mesmo estando fora do país, prática que remonta a precedentes de 2015, no período em que Eduardo Cunha presidia a Câmara. Essa posição, segundo aliados, também permitiria que Eduardo participasse de votações — incluindo a da urgência do projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, prevista para esta semana.

Para abrir espaço ao colega, a deputada Carol de Toni (PL-SC) renunciou à liderança da minoria. Ela afirmou que o gesto é uma forma de proteger Eduardo. “Nós fizemos este gesto por ele [Eduardo] por entender que ele está fazendo um gesto por nós”, declarou.

Carol também defendeu que a Câmara adote sessões online para permitir a participação remota, alegando que há precedentes desde a pandemia.

A decisão foi comunicada ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ). Segundo ele, o partido vinha buscando alternativas desde a semana passada para evitar que Eduardo perdesse o mandato.

Com a mudança, Eduardo Bolsonaro assume papel central na articulação da oposição em Brasília, enquanto enfrenta questionamentos sobre sua permanência como parlamentar.

➕Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram