O que fez de errado o secretário de estado da Educação? – Por Fabiano Gomes

Por Fonte83 - 02/04/2024

De repente, não mais que de repente, a Paraíba foi sacudida com uma saraivada de pau no lombo do secretário de Educação do Estado, o professor Antônio Roberto de Araújo Souza. Pelo que me consta, ele veio do Ceará por indicação do partido Republicanos, liderado na Paraíba pelo jovem e competentíssimo deputado federal Hugo Motta.

Lembro bem que, ao fazer a indicação de Antonio Roberto, os líderes do Republicanos enalteceram seu currículo e sua passagem exitosa pela educação pública no Ceará, considerada a melhor do país. Fiquei curioso agora e fui olhar o currículo do cidadão. Ele é professor de Matemática e doutorando em Ciências da Educação em Braga-Portugal; Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/UFJF-MG, com Especialização em Gestão e Avaliação pelo CAEd/UFJF-MG (2010).

Apenas um ano e três meses depois de sua chegada ao Governo João Azevêdo, o secretário tem colecionado algumas conquistas em uma pasta dificílima de administrar, conforme vejo em releases divulgados na mídia e e algumas entrevistas, inclusive de deputados tempos atrás.

A secretária colhe os frutos da crescente inclusão de pessoas com deficiência no ensino público, aprovação recorde dos alunos no Enem e Sisu, o grande volume de reformas implantadas e novas escolas em andamento e o processo de climatização em diversas escolas. Que ainda está lento, é verdade, mas só que isso nunca tinha sido feito antes em nenhuma região do estado.

Então, quando vi toda essa artilharia contra este professor, com o incentivo de muitos coleguinhas da imprensa “desavisados”, lembrei-me de repente da palavras sábias de um ex-governador paraibano:
“Fabiano, quando os políticos voltam suas baterias de uma vez só para determinado secretário, certamente ele vai me causar problemas, pois não está atendendo aos interesses da classe política, mas fique certo que ele deve estar atendendo aos interesses da população”.