O gigante chamado Dinho Dowsley – Por Eliabe Castor

Por Fonte83 - 25/03/2022

O tempo passa, e com ele, toda a história evolui. Ela é contínua, havendo possibilidades diversas para um fato ocorrer de uma forma benéfica ou não para a humanidade. E nessa linha tênue de lágrimas e sorrisos, o ser humano é conduzido a construir seu próprio futuro, e aqui falo de um jovem que conheci por intermédio do saudoso Rômulo Gouveia, ex-deputado federal, que faleceu de forma prematura em 2018.

 

Neófito na política, atendia ele pelo nome de Valdir Dowsley, para depois “adotar” Dinho como cognome. Hoje, preside ele a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) de forma democrática, tratando por igual seus pares, cuja prova maior de apreço dos que compõem o Parlamento Mirim foi sua recondução, por unanimidade, à presidência da Casa por mais dois anos.

 

Mas Dinho não é só sorrisos. É hábil político, com livre trânsito nas esferas federal, estadual e municipal do Legislativo, Executivo e Judiciário. Preside o Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais (Conalec), cargo que o coloca em situação de destaque no país.

 

Por sinal, esteve Dinho Dowsley (Avante) reunido no começo desta semana com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em Brasília. Na pauta, um convite para o parlamentar participar do 2º Conalec, a ser realizado no mês de junho, em João Pessoa. O parlamentar mineiro aceitou, e virá à capital a fim de estar presente no evento.

 

E nessas idas a Brasília, Dinho Dowsley conseguiu um feito inédito. Duas linhas de crédito para a construção da nova sede da CMJP, a ser construída em um casarão histórico na Rua das Trincheiras.

 

O projeto da nova sede está pronto e já possui alvará de construção e liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep). Agora os vereadores irão se debruçar sobre as linhas de crédito, a fim de escolher aquela mais vantajosa para a Casa e ao próprio erário público.

Ofereceram empréstimo a Caixa Econômica Federal e o Banco Regional de Brasília (BRB). Não é pouco, o que mostra a eficiência não só do presidente da Casa de Napoleão Laureano, mas de toda Mesa Diretora CMJP e o trabalho eficiente dos 27 vereadores em prol do povo de João Pessoa.

 

Dinho e o Avante

 

Dinho, que já estava nos quadros do Avante, agora é o  novo presidente da agremiação política. A decisão partiu do  presidente nacional da sigla, o deputado federal Luís Tibé. A chegada do político pessoense ao cargo ocorreu de forma consensual, tendo a prefeita de Juazeirinho, Anna Virgínia, como vice-presidente do partido. Ela é filha do ex-deputado estadual, Genival Matias (já falecido).

 

A intenção de Dinho é reestruturar o partido, pois perdeu fôlego com a saída de deputados estaduais, que migraram para outras legendas. Mesmo não confirmando, talvez o presidente da CMJP dispute uma vaga para a Câmara Federal em 2026, o que não seria surpresa diante sua habilidade política.

 

E assim encerro a coluna com a afirmação que fiz: ” O ser humano é conduzido a construir seu próprio futuro”. E Dinho vem pavimentando o seu de maneira exímia.