O governador Lucas Ribeiro (PP) exonerou, nesta quinta-feira (29), o delegado Braz Morroni e o policial Eduardo do Egito de cargos comissionados na Polícia Civil da Paraíba (PCPB). Os dois são investigados na Operação Perfidus, que apura a suspeita de participação de agentes públicos em um esquema de tráfico de drogas com uso da estrutura policial.
As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE). Braz Morroni deixa a Delegacia Especializada de João Pessoa, enquanto Eduardo do Egito perde a função de chefe de investigação. Ambos estão presos na Penitenciária Especial do Valentina desde o cumprimento dos mandados judiciais.
Apesar da perda das funções, os dois não foram expulsos da Polícia Civil. O policial Everton “Bomba”, também investigado na operação, não ocupava cargo comissionado. A conduta dos agentes é alvo de procedimento administrativo.
Segundo a investigação, os envolvidos são suspeitos de se apropriar e desviar carregamentos de drogas pertencentes a facções criminosas para revendê-los a grupos rivais. O caso também envolve suspeitas de lavagem de dinheiro.
O Ministério Público da Paraíba denunciou os policiais por improbidade administrativa, apropriação e desvio de drogas e lavagem de dinheiro. As exonerações retiram os dois agentes das funções comissionadas, mas não representam, por si só, o desligamento definitivo da Polícia Civil. As acusações ainda dependem da apuração e do julgamento pelas instâncias competentes.
Confira a exoneração no Diário Oficial do Estado (DOE):





