João Pessoa e Cabedelo são cidades irmãs que partilham a mesma história. De tão ligadas, as fronteiras das duas são tão misturadas que às vezes é difícil saber onde uma e outra começam. O desenvolvimento de Cabedelo está colado ao de João Pessoa.
Só em um setor Cabedelo estava em descompasso com João Pessoa: na política. Nos 20 anos entre a primeira e a segunda eleição de Cícero Lucena (1996-2016), a capital paraibana elegeu políticos que, com suas diferenças marcantes, representavam o espírito de uma João Pessoa moderna. Cabedelo, não.
A cidade portuária elegeu sucessivamente prefeitos que se notabilizaram por administrações medíocres e atrasadas. Até que, por um golpe de sorte da cidade, o atual prefeito, Vitor Hugo Castelliano assumiu os destinos de Cabedelo depois dos escândalos de corrupção que afastaram o prefeito Leto Viana e a maioria da Câmara de Vereadores. Discreto, mesmo em meio ao caos que encontrou, Vitor Hugo começou uma administração que começou a encher os olhos dos cabedelenses e chamar a atenção de toda a Paraíba, com obras e ações que Cabedelo sempre precisou, mas que só aconteceram pelas mãos de um jovem político.
Era da juventude de Vitor Hugo que Cabedelo precisava, um político que fizesse a diferença, que reunisse as qualidades de um grande líder. Vitor Hugo é bom gestor, é técnico de mão cheia, sabe articular, sabe se comunicar com seu povo. Nos poucos anos que liderou Cabedelo, a cidade deixou para trás os anos e anos de lamentações pelas péssimas administrações que marcaram não só Cabedelo, mas toda a Grande João Pessoa. Hoje, Cabedelo comemora a felicidade de ter um prefeito à altura das expectativas e do potencial da cidade, que tem o terceiro maior orçamento entre os municípios paraibanos. Cabedelo está de bem com sua autoestima e sabe a força que tem.
A administração de Cabedelo é tão boa, que Vitor Hugo começa a chamar atenção do povo de João Pessoa. Pode ser surpresa para alguns, não para mim, que Vitor comece a se projetar como um grande líder na capital e nas cidades da região metropolitana.
Reeleito com quase 70% dos votos em 2020, hoje Vitor Hugo é aprovado, segundo pesquisa do Instituto Índice encomendada pelo site Fonte83, por 76,1% dos cabedelenses, uma prova incontestável de que Cabedelo sempre precisou de bons políticos.
João Pessoa vai abrir os braços para Vitor Hugo. É só esperar para ver acontecer.