Faleceu na tarde desta quinta-feira (6), aos 82 anos, o cantor e compositor paraibano Vital Farias. O artista estava internado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, após sofrer um infarto. Farias teve uma parada cardíaca e morreu às 9h03.
Natural de Taperoá, no Cariri da Paraíba, Vital Farias é autor de inúmeros sucessos nacionais que foram regravados por inúmeros artistas brasileiros e se destacou na música brasileira com suas composições marcadas pela valorização da cultura nordestina.
Além do trabalho artístico, ele também teve participação na política. Em 2006, concorreu ao Senado Federal, não obteve êxito, alcançando a terceira colocação. Quatro anos depois, tentou novamente, mas não foi eleito, ficando em quarto lugar com cerca de 56 mil votos.
O velório do artista será realizado nesta sexta-feira (7), na casa funerária São João Batista, no bairro de Tambiá, em João Pessoa. O sepultamento será realizado no fim da tarde desta sexta-feira, no município de Taperoá, no Cariri Paraibano.
Vital Farias deixa um legado de talento e resistência cultural, eternizado em suas composições e na memória do povo paraibano.
Nas redes sociais, a cantora Cátia de França publicou fotos e recordou momentos especiais que viveu com o colega de profissão e amigo. O músico e grande parceiro de Vital Farias, pernambucano Geraldo Azevedo, também usou as redes sociais para homenagear o artista, e afirmou que “sua obra segue viva e pulsante na música popular brasileira”.
Chico César também publicou uma notícia sobre a morte do artista com um “adeus, mestre”, reverenciando Vital Farias. E Diana Miranda, artista paraibana, também lamentou a morte do compositor, afirmando que ele “vai deixar um buraco muito grande daquelas tardes em que falávamos sobre música”.
A Prefeitura Municipal de Taperoá, cidade onde Vital Farias nasceu, decretou luto oficial de três dias. Em nota oficial, o Município afirmou que Vital Farias deixa “um legado imensurável para a cultura e para a arte”.
“Com imenso pesar, a Prefeitura Municipal de Taperoá decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do poeta, cantor e compositor Vital Farias, um dos maiores expoentes da música nordestina e da cultura popular brasileira. Natural de Taperoá, Vital Farias levou ao Brasil e ao mundo a riqueza do nosso povo, a poesia dos nossos sertões e a força das nossas tradições, deixando um legado imensurável para a cultura e para a arte. Sua obra seguirá viva nos corações dos taperoaenses e de todos aqueles que se emocionaram com sua música e sua poesia. Neste momento de profunda tristeza, nos solidarizamos com familiares, amigos e admiradores, pedindo a Deus que conforte a todos. Taperoá perde um grande filho, mas sua história permanecerá eternizada em sua obra e na memória do nosso povo”.
A Secretaria de Cultura do Estado emitiu uma nota de pesar, destacando o legado deixado pelo artista: “A Paraíba perdeu hoje uma de suas vozes mais marcantes, um de seus poetas mais sensíveis. Vital Farias é o compositor de músicas que marcaram época, que foram gravadas e regravadas por cantores de todo o Brasil e que deixaram mensagens profundas, duradouras e fortes ao longo das décadas.”
Confira abaixo a publicação da nota de pesar no perfil do Instagram da Secretaria de Cultura da Paraíba:
Ver essa foto no Instagram