O Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), desembarca em Campina Grande nesta sexta-feira (11) para uma agenda que marca dois movimentos estratégicos do Governo federal na Paraíba: a vistoria nas obras de duplicação da BR-230, no trecho entre a cidade e a Praça do Meio do Mundo, e o lançamento oficial do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no município.
A visita será acompanhada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB), que é apontado como um dos principais articuladores da retomada da proposta ferroviária. O pontapé inicial do projeto será dado com a chegada de novos trilhos, adquiridos pela empresa Transnordestina, que até recentemente era a responsável pela malha férrea da região.
Projeto ferroviário prevê investimento de R$ 170 milhões
A implantação do VLT em Campina Grande prevê a recuperação de aproximadamente 15 quilômetros de linha férrea. Essa reestruturação é a etapa inicial para viabilizar o novo modal urbano de transporte, que deve representar um salto na mobilidade da cidade.
O investimento total estimado para o projeto é de R$ 170 milhões, com recursos provenientes de um acordo firmado entre a Transnordestina e o Tribunal de Contas da União (TCU). A empresa ferroviária obteve autorização para converter pendências judiciais em investimentos diretos em Arapiraca (AL) e Campina Grande, como forma de compensação.
Com a posse do trecho ferroviário transferida à prefeitura, a requalificação agora entra em uma fase concreta de execução. O VLT é apontado como um dos principais projetos estruturantes de Campina, com impacto direto na mobilidade urbana, geração de empregos e sustentabilidade.
Duplicação da BR-230 também será vistoriada
Além do VLT, Renan Filho fará uma inspeção nas obras de duplicação da BR-230, uma das mais importantes vias de escoamento logístico da Paraíba. A intervenção, que liga Campina Grande à saída para o Sertão, é considerada estratégica para o desenvolvimento regional e para a segurança dos motoristas.
A presença do ministro reforça o compromisso do Governo Federal com a infraestrutura no estado, em especial em áreas que historicamente aguardam melhorias estruturais.
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