O deputado federal Mersinho Lucena (PP) destacou na tarde desta quarta-feira (19), os avanços nas negociações para a criação de uma federação entre o Partido Progressistas (PP) e o União Brasil. A possível aliança entre as duas siglas tem gerado grande expectativa para as eleições de 2026 e, segundo Lucena, fortalecerá a atuação política de ambas as legendas tanto no cenário estadual quanto nacional.
“Na reunião que tivemos ontem, com o presidente Ciro Nogueira, o presidente Artur Lira, o nosso líder Luizinho e toda a bancada progressista, ficou definido que a condução da federação foi aprovada. O presidente tem autonomia total para avançar com essa união, que tem como objetivo transformar o PP e o União Brasil em uma das maiores forças políticas do Brasil para as eleições de 2026″, afirmou o deputado durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
Lucena também abordou os desafios da federação, especialmente na Paraíba, onde a representação do PP e do União Brasil precisa ser bem alinhada. O parlamentar destacou a importância do diálogo e do respeito mútuo entre os líderes locais, como o senador Efraim Filho (União Brasil).
“Acredito que o diálogo é fundamental para fortalecer os dois partidos. Haverá desafios, principalmente em alguns estados, mas todos precisam entender as regras do jogo e trabalhar para tornar o processo o mais transparente possível”, disse Mersinho, enfatizando que a política depende de conversas e concessões.
Em relação à gestão estadual, Lucena elogiou o trabalho do governador João Azevedo (PSB) e do prefeito Cícero Lucena (PP). Ele reiterou que, apesar de eventuais divergências, o foco é construir um projeto sólido para a Paraíba. “Nosso objetivo é fortalecer o partido e trabalhar em conjunto com as lideranças paraibanas. Se surgir uma oportunidade de diálogo, estaremos prontos para discutir e unir forças”, completou o deputado.
Conforme divulgado pelo portal Fonte83, apesar de já haver um entendimento entre os presidentes do PP e do União Brasil, e o PP já ter aprovado a continuidade do processo, a decisão ainda está sendo debatida internamente na sigla do União Brasil. A expectativa é que o estatuto da federação seja apresentado em abril, com a definição oficial acontecendo no início do semestre.
+ Progressistas avança nas negociações para criar federação com o União Brasil
+ Fábio Ramalho avalia fim da federação com o Cidadania e destaca novas alianças para o PSDB
+ Cidadania rompe federação com o PSDB e busca novos caminhos
+ Fábio Ramalho desmente rumores de fusão com Republicanos e destaca foco em aliança com Podemos
+ Fusão entre PSDB e Podemos está 95% concluída, afirma deputado Ruy Carneiro