Marcos Queiroga assume Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba: “Democracia floresce quando cuidada”

Por Fonte83 - 03/11/2025

Procurador regional eleitoral da Paraíba, Marcos Queiroga

O novo procurador regional eleitoral da Paraíba, Marcos Queiroga, participou nesta segunda-feira (3) de sua primeira sessão no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), marcando o início do biênio 2025/2027 à frente da Procuradoria. Ele foi nomeado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, substituindo o procurador-chefe do MPF na Paraíba, Bruno Galvão Paiva.

Em um gesto incomum, o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, abriu espaço para saudações antes do início da sessão, destacando a competência do novo procurador e dos demais membros do Ministério Público Federal. Queiroga foi aplaudido por integrantes da Corte, familiares, amigos e colegas do MPF, incluindo o procurador Renan Paes Félix, que se despediu da Procuradoria Eleitoral na semana passada.

Ao discursar, Queiroga reforçou o compromisso com a democracia e a missão institucional da Procuradoria. “O tempo e a atenção que dedicamos a algo refletem o nosso amor. Pelos próximos dois anos, dedicarei tempo e atenção a essa função eleitoral em amor à democracia. A democracia floresce apenas quando é cuidada, e o cuidado é a forma mais concreta de amor”, disse.

O procurador enfatizou a importância das pessoas em sua trajetória e destacou que a missão institucional será guiada pelos ideais republicanos e pelo serviço público.

Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2003, Marcos Queiroga iniciou sua carreira como promotor de Justiça no estado e ingressou no Ministério Público Federal em 2006. Atuou em Caruaru (PE) e em Campina Grande (PB), e já ocupou o cargo de procurador regional eleitoral em 2016. Em 2017, assumiu a chefia da Procuradoria da República na Paraíba e atualmente coordena atividades de combate à corrupção e análise institucional no MPF.

Sua experiência consolidada e atuação em diferentes frentes do Ministério Público Federal o colocam como uma das referências na área eleitoral do estado, em um momento de atenção reforçada à legalidade e transparência dos processos eleitorais na Paraíba.

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram