Marcos Henriques defende diálogo interno no PT sobre pré-candidatura de Adriano Galdino ao Governo da Paraíba em 2026

Por Fonte83 - 19/08/2025

Vereador Marcos Henriques (PT), durante entrevista à imprensa na CMJP.

O vereador de João Pessoa, Marcos Henriques (PT), comentou nesta terça-feira (19) a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), ao Governo da Paraíba com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2026. Embora reconheça a força política de Galdino, o parlamentar reforçou que qualquer definição precisa passar por debate interno no Partido dos Trabalhadores.

“Se o presidente Lula indicasse um nome para ser candidato, ele naturalmente teria nosso apoio. Mas é preciso diálogo interno. Temos um aliado importante, que é o governador João Azevêdo, que tem sido leal ao presidente e ao nosso projeto nacional”, afirmou o vereador antes da sessão na Câmara Municipal de João Pessoa.

Henriques disse ainda que, caso Galdino seja uma indicação do governador João Azevêdo (PSB), a aliança teria mais facilidade de se consolidar dentro do campo progressista. “Se for uma construção liderada por João, acredito que não haverá resistência. Mas, até onde sei, não há decisão oficial dentro do PT. Se houver, será debatida no momento adequado”, acrescentou.

O vereador também avaliou que as composições para 2026 ainda estão em aberto e devem se intensificar nos próximos meses. “Até outubro não devemos ter definições claras sobre as chapas. Mas os diálogos já estão acontecendo, e o PT terá papel ativo nessas discussões”, pontuou.

Adriano Galdino tem se movimentado nos bastidores para viabilizar sua candidatura ao Palácio da Redenção. Com bom trânsito entre lideranças da base governista e apoio crescente dentro do grupo do governador João Azevêdo, Galdino tenta se consolidar como nome mais próximo ao presidente Lula na Paraíba.

O cenário eleitoral também depende da decisão de João Azevêdo, que pode deixar o cargo em abril do próximo ano para disputar o Senado Federal. Nesse caso, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), nome natural da sucessão, assumiria o governo e poderia concorrer à reeleição. O Progressistas, partido de Lucas, também integra a base aliada e já articula nos bastidores. Até o momento, o PT da Paraíba não anunciou oficialmente apoio a nenhum pré-candidato ao governo estadual.

Leia Mais: Adriano Galdino confirma acordo com Cícero, mas diverge sobre critério único de pesquisa: “O escolhido tem que apoiar Lula”

+ Adriano Galdino alerta para risco de Lucas Ribeiro apoiar candidato de Bolsonaro em 2026: “É a tendência natural”

+ “Se o presidente Lula me convidar pra ser candidato pelo PT hoje, eu saio ontem do Republicanos”, dispara Adriano Galdino

+ EXCLUSIVO: PT da Paraíba deve lançar candidatura própria a governador em 2026, revela Fabiano Gomes

+ Marcos Henriques declara apoio a Adriano Galdino para o Governo da Paraíba em 2026: “É o melhor nome da base”

+ Adriano Galdino agradece aceno de Ricardo Coutinho e reforça apoio ao presidente Lula: “Reconhecimento do nosso trabalho”

+ Adriano Galdino endurece discurso e diz que base de João Azevêdo não pode ter candidato bolsonarista

+ Adriano Galdino diz que recebeu carta branca do presidente nacional Republicanos para apoiar Lula na PB: “Mesmo que Tarcísio seja candidato”

+ Adriano Galdino intensifica articulação com o PT e garante legenda do Republicanos para disputar o Governo da Paraíba em 2026

+ Adriano Galdino se reúne com Cida Ramos e recebe apoio de Marcos Henriques, ambos do PT, fortalecendo discurso de “candidato de Lula”

+ Após reunião com Cida e Marcos Henriques, Adriano Galdino encontra deputado federal Luiz Couto e mais lideranças do PT

+ Base de João Azevêdo se articula para 2026 e prepara nome competitivo ao Governo da Paraíba

+ Corrida pelo Governo da Paraíba em 2026 esquenta com sete pré-candidatos cogitados: quatro da base aliada e três da oposição

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram