Lucas Ribeiro nega atrito com Cícero Lucena e aposta na unidade da base governista para as eleições de 2026: “Em plena paz”

Por Fonte83 - 12/08/2025

Vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) – Foto: Dayse Euzebio.

O vice-governador da  Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), descartou qualquer tensão com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e reforçou a importância da unidade política em sua base. A afirmação foi feita durante entrevista à imprensa, nesta terça-feira (12), após a entrega das reformas na Funad e na Escola Sesquicentenário, e repercutiu no programa Correio Debate, da rádio Correio 98 FM.

“De forma alguma há atrito. A gente tem uma parceria, parceria administrativa e política muito forte. E nosso caminho é trilhar todo mundo junto. Nosso time tem vários nomes, isso é muito bom. Nosso objetivo é marchar todo mundo na unidade. A gente é da paz”, afirmou Lucas, ao ser questionado sobre rumores de desgaste político entre ele e Cícero.

Ainda na oportunidade, Lucas Ribeiro comentou sobre a possibilidade do Partido Socialista Brasileiro (PSB) indicar o nome do candidato a vice-governador na eventual chapa encabeçada por ele, caso ele dispute o Governo do Estado em 2026. “Essa questão da vice é uma construção, assim como foi no meu caso. É uma definição que deve ser feita dentro do partido, com a participação de todos. Por isso, acredito que esse debate deve acontecer no tempo certo, no momento adequado de construção coletiva — e todos estão contribuindo para isso”, afirmou.

Lucas reafirmou sua disposição em concorrer a reeleição de governador, caso assuma o comando do Estado. “Tenho confiança de que o Progressistas, assim como vem atuando de forma ativa, terá protagonismo nesse processo e também o direito de apresentar um nome para disputar o Governo do Estado. Esse é o nosso objetivo dentro do cenário da federação. Temos uma preferência legítima e, caso venhamos a assumir, temos também o direito natural de buscar a reeleição”, destacou.

Segundo ele, o diálogo tem sido constante e está ocorrendo dentro do partido. “Estamos dialogando internamente para construir esse cenário. Espero que em breve tenhamos uma definição clara. Tudo tem sido conduzido de forma orgânica, dentro do partido, com respeito à nossa história e trajetória. Não vejo espaço para discussões externas ou fora do âmbito partidário”, concluiu.

Bastidores e cenários para 2026

Apesar da relação institucional entre o prefeito e o vice-governador, a movimentação política de Cícero para 2026 tem gerado especulações. O prefeito tem intensificado sua articulação dentro da base aliada, o que provoca certo ruído com o Progressistas — partido de Lucas Ribeiro, que também é cotado para disputar o governo estadual.

Se o governador João Azevêdo (PSB) renunciar ao mandato em abril de 2026 para disputar uma das duas vagas no Senado Federal, Lucas Ribeiro figura como nome natural para assumir o governo e potencialmente encabeçar a chapa eleitoral. Neste cenário, outro nome em evidência dentro da base é o do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), que também aparece como possível postulante ao Palácio da Redenção.

Lucas, porém, manteve tom conciliador, reforçando que a coesão na base é prioridade para enfrentar os desafios da disputa eleitoral que se aproxima.

Leia Mais: Lucas Ribeiro nega desistência de pré-candidatura ao Governo da Paraíba e defende consenso na base governista para 2026

+ Integrante do núcleo duro de João, Tibério Limeira defende candidatura de Lucas Ribeiro ao governo: “Projeto precisa ter continuidade”

+ Lucas Ribeiro crava que será o candidato de João Azevêdo ao governo em 2026 e diz esperar apoio de Cícero Lucena

+ João Gonçalves critica falta de articulação na base governista para escolha de sucessor de João Azevêdo em 2026

+ EXCLUSIVO: João Azevêdo media reunião entre Cícero e Aguinaldo na Granja Santana após tensão pública, revela Fabiano Gomes

+ João Azevêdo reage a tensões na base após entrevista bombástica de Aguinaldo e prega união: “Vamos estar todos juntos”

+ Cícero Lucena descarta rompimento com João Azevêdo e defende sucessor de consenso:”Não é hora de imposições”

+ Base de João Azevêdo se articula para 2026 e prepara nome competitivo ao Governo da Paraíba

+ Corrida pelo Governo da Paraíba em 2026 esquenta com sete pré-candidatos cogitados: quatro da base aliada e três da oposição

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram