“O que mais nos chamou a atenção em João Pessoa é a qualidade de vida, as belezas naturais, o verde, as praias e o clima. É uma cidade que tem boa infraestrutura. Outro ponto que faz toda a diferença é o fator humano. As pessoas daqui são calorosas e amáveis. Entendemos que tudo isso é favorável para se viver, especialmente para pessoas idosas”. A declaração é da aposentada e influenciadora digital Estelinha Bezerra, 94 anos, que viralizou na internet nos últimos dias com um vídeo afirmando, categoricamente, ao filho Josafá Vilarouca que eles irão se mudar para a capital paraibana.
Quem tem perfil no Instagram e mora em João Pessoa, certamente viu o vídeo. Residentes de São Paulo, mãe e filho estão passando uma temporada na capital paraibana. Eles já haviam visitado João Pessoa em outras ocasiões. Mas, desta vez, a experiência está sendo mais intensa, principalmente, porque Estelinha conseguiu observar mudanças significativas na cidade que completa 439 anos nesta segunda-feira, 05 de agosto.
“João Pessoa passou por um processo de expansão claro e parece estar sendo ‘a bola da vez’ no Nordeste. Muitas pessoas elogiam a cidade e consideram vir morar aqui”, compartilha o jornalista Josafá Vilarouca.
A terceira capital mais antiga do Brasil está vivendo seu melhor momento no turismo. É que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-JP), tem colocado a capital paraibana nas principais prateleiras das operadoras e agências de viagens de todo o Brasil. Com investimentos que chegam a R$ 4,5 milhões no setor, a prefeitura conseguiu ampliar os índices de ocupação hoteleira, praticamente acabando com o período de baixa estação.
Participação em feiras e eventos de promoção turística, atividades locais de promoção do artesanato e da economia criativa e constante qualificação de profissionais. Essas são algumas das ações realizadas pela Setur-JP, com o apoio do Governo do Estado e o trade turístico, no compromisso em fortalecer o turismo local.
O resultado das ações pode ser observado na média da ocupação hoteleira da cidade. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), a taxa passou de 68%, registrado no primeiro semestre de 2023, para 75%, no mesmo período deste ano.
A movimentação de passageiros de voos em João Pessoa no primeiro semestre deste ano também cresceu (7,2%), na comparação com o mesmo período de 2023. No acumulado dos seis primeiros meses de 2024, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto registrou mais de 738 mil passageiros. O resultado é o quarto melhor entre os 17 equipamentos administrados pela operadora aeroportuária Aena Brasil.
Em março deste ano, durante a Expo Turismo Paraná, feira de turismo realizada em Curitiba (PR), o estande do destino ‘João Pessoa’ foi um dos mais visitados e a capital paraibana foi apelidada pelos agentes de viagem de todo o Brasil de ‘queridinha do Nordeste’.
Além disso, João Pessoa foi escolhida como o segundo destino nacional mais procurado pelos brasileiros para passar as férias de julho. Foi o que apontou pesquisa realizada pela CVC – operadora de turismo brasileira. Segundo a empresa, houve um aumento de 10% na demanda, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em 2023, o destino ‘João Pessoa’ foi um dos mais procurados do País, e recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo de menção honrosa pelo desempenho de vendas pelos parceiros da Azul Viagens. O prêmio dá destaque aos destinos turísticos brasileiros mais comercializados. No ano passado, conforme dados da operadora, a Paraíba registrou crescimento nas vendas em 105%.
Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, a capital paraibana tem atingido outro patamar entre os destinos mais buscados do Brasil e, por isso, tem despertado um maior interesse dos agentes de viagens. Segundo ele, as ações da prefeitura têm se concentrado em melhorar a infraestrutura turística, para que a cidade possa receber esse volume de visitantes, mas sem deixar de ter as características de ser uma cidade tranquila.
“João Pessoa já é boa, ela é uma cidade maravilhosa de se visitar e queremos manter esse sucesso de uma cidade tranquila, com qualidade de vida, boa de se viver, segura, limpa. Então, o que a prefeitura planeja é o aumento da capacidade de receber pessoas que vêm a João Pessoa e que querem morar por aqui”, destaca Daniel Rodrigues.
Turistas querem ficar
A psicóloga Isadora Estevo, que reside em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, visitou João Pessoa pela terceira vez em julho deste ano. O mar quentinho o ano todo, a comodidade de ter tudo perto e a qualidade de vida têm feito a turista pensar seriamente em se mudar de vez para a capital paraibana.
“O que eu mais gosto em João Pessoa são os restaurantes à beira mar, essa tranquilidade, o sossego e o convite a desacelerar… A comida típica é outra experiência gastronômica inesquecível. Como eu venho de cidade do interior, eu gosto dessa atmosfera que João Pessoa proporciona: ter atrativos de uma capital, mas lembrar bastante o ritmo das cidades interioranas”, comenta.
Segundo a psicóloga, os planos de morar em João Pessoa estão sendo amadurecidos. “Eu trabalho remoto, então tenho essa flexibilidade de ficar mais tempo em outros lugares e estabelecer uma rotina. Comecei a pesquisar apartamentos e estou planejando uma temporada de um ano em João Pessoa para ver a adaptação. Estou bastante empolgada”, compartilha.
O engenheiro agrônomo Eric Ferreira, que reside em São Carlos, no interior de São Paulo, adora viajar e já conheceu quase todos os estados do Nordeste. Em abril deste ano, ele esteve em João Pessoa pela primeira vez e ficou apaixonado pela cidade.
“Os pessoenses são muito hospitaleiros. Sempre que eu entrava numa viagem por carro de aplicativo, o pessoal perguntava como estava sendo a minha experiência, se eu estava gostando da cidade. E isso traz um bem-estar para o turista que está visitando o local pela primeira vez. Eu não vejo esse comportamento em outras regiões”, comenta.
Eric conta que foi fisgado pelo ritmo tranquilo que a capital paraibana oferece aos turistas. “Eu fiquei hospedado no Cabo Branco, então tinha tudo perto do hotel. Uma praia limpa, bonita. Poder visitar o Litoral Sul do Estado e voltar no mesmo dia, é mesmo um privilégio”, acrescenta. “Tenho a intenção de voltar para João Pessoa ainda este ano para minhas férias. Quero passar mais umas duas semanas descansando”, completa.
Leia também: De olho no futuro, Governo da Paraíba investe em obras de mobilidade urbana em João Pessoa
Setor de viagens comemora
O agente de viagens e gerente comercial do Nobile Suites Tambaú, Felipe Soares, afirma que João Pessoa vem crescendo e sendo destaque em grandes agências e operadoras de viagens do Brasil. Segundo ele, a cidade sempre está top 10 dos destinos mais procurados por casais, famílias e grupos de amigos.
“Além de se encantarem com infraestrutura, limpeza, receptividade, cultura e passeios, os turistas contam com vários beach clubs para curtir durante o dia. E, à noite, eles aproveitam uma programação com clima de veraneio nos bares com música ao vivo na Orla”, destaca.
A empresária Welânia Guedes, master franqueada CVC na Paraíba, garante que João Pessoa vem vivendo seu melhor momento no turismo. “Hoje, a cidade de João Pessoa não tem nada a desejar dos grandes centros do Brasil. Nós contamos com uma lista de restaurantes maravilhosos, com excelente gastronomia, temos passeios para praias, city tour, Centro Histórico. A rede hoteleira melhorou bastante. Então, é uma soma de fatores”, comemora.
Tanto Felipe Soares quanto Welânia Guedes reconhecem que os esforços do setor público têm contribuído para o bom momento do setor turístico local.
“Nós temos acompanhado os investimentos na infraestrutura, a construção de resorts no polo turístico, a realização de grandes eventos nacionais e internacionais e campeonatos de variados esportes. Ainda podemos contar com lideranças, órgãos e entidades que fazem a promoção do destino, onde fazem captação de grandes eventos e participam de feiras de turismo no Brasil e exterior divulgando João Pessoa. E estamos colhendo os frutos dessas ações”, comenta Felipe Soares.