O governador João Azevêdo (PSB) nomeou, na última sexta-feira (10), a procuradora Elvira Samara Pereira de Oliveira para o cargo de procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
A posse está marcada para o dia 3 de novembro, durante sessão extraordinária do Pleno do TCE-PB. Elvira substituirá o atual procurador-geral, Marcílio Toscano da Franca Filho, e terá um mandato de dois anos.
A escolha seguiu a tradição institucional. Elvira foi a mais votada em lista tríplice formada pelos procuradores Bradson Tibério Luna Camelo e Isabella Barbosa Marinho Falcão, após eleição interna no Ministério Público de Contas.
Perfil técnico e carreira consolidada
Com carreira consolidada no serviço público, Elvira Samara é graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem especialização em Direito Constitucional. Ingressou no MPC por concurso público em 1997, e, desde então, tem atuação destacada dentro da Corte de Contas.
Ao longo da trajetória, acumulou experiências em diversas comissões do TCE-PB e da Procuradoria da República no estado, além de atuação como docente e domínio em idiomas estrangeiros — incluindo certificações em Inglês pela Universidade de Cambridge e Espanhol pelo Instituto Yázigi.
A nova procuradora-geral assume em um momento de fortalecimento das instituições de controle e reforça o papel técnico do MPC no acompanhamento da gestão dos recursos públicos no estado.
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado