João Azevêdo garante diálogo e evita imposição na formação da chapa majoritária para 2026: “Tem que apresentar o nome”

Por Fonte83 - 04/07/2025

Na foto, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB).

Durante agenda administrativa na cidade de Cajazeiras, Sertão do Estado, nesta sexta-feira (4), o governador da ParaíbaJoão Azevêdo (PSB), reforçou que há espaço para abrigar os aliados da base na futura chapa majoritária para as eleições de 2026, mas cobrou clareza dos partidos nas definições. O Republicanos, liderado no estado pelo deputado federal Hugo Motta, foi diretamente citado pelo gestor.

“O Republicanos tem que sentar, discutir internamente e apresentar para a chapa o nome que quer. E o partido tem dito claramente que deseja colocar um nome para a segunda vaga do Senado. Eu tenho entendido isso como mensagem do presidente Hugo [Motta]”, afirmou Azevêdo.

Ao comentar o processo de articulação para o próximo pleito, João reafirmou que trabalha com diálogo, e não com imposições. Segundo ele, qualquer composição passa, necessariamente, pela escuta dos aliados e pelo respeito à autonomia dos partidos que integram sua base. “Política se faz ouvindo, dialogando. Não é porque estou governador que vou impor: ‘quero fulano ou sicrano na chapa’. Os partidos também têm seus próprios interesses e representações. A construção será conjunta”, ressaltou.

Paraíba em alta atrai interessados, diz governador

Azevêdo também foi questionado sobre o crescente número de políticos que demonstram interesse em integrar a chapa majoritária em 2026. Em tom confiante, ele avaliou que a situação do estado é um atrativo natural para quem deseja disputar cargos de destaque. “Temos quatro vagas. E que bom que há 15, 20 querendo estar na chapa. Quem não quer governar um estado com superávit fiscal, investimentos e bons indicadores sociais? Eu ficaria preocupado se ninguém quisesse”, concluiu o governador, evidenciando que vê a disputa interna como reflexo positivo da gestão.

Nos bastidores, o Republicanos tem dado sinais de que pretende ocupar a segunda vaga ao Senado Federal na chapa governista. A primeira tende a ser destinada a atual senadora Daniella Ribeiro (PP), enquanto o PSB avalia sua posição no conjunto de forças, a expectativa é de que João Azevêdo será um dos principais nomes da base governista na corrida por uma das vagas da Paraíba no Senado em 2026, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da cúpula nacional Socialista.

A fala de João Azevêdo indica que a disputa interna pela composição da chapa vai exigir articulação forte entre os partidos aliados, especialmente diante da visibilidade nacional que a Paraíba tem conquistado com resultados positivos em áreas como infraestrutura, educação e equilíbrio fiscal.

Leia Mais: João Azevêdo sinaliza candidatura ao Senado e diz que decisão já está encaminhada: “À disposição da Paraíba”

+ João Azevêdo evita pressa e prega diálogo na construção da chapa governista para 2026: “Vamos anunciar no tempo certo”

+ Gervásio defende unidade do PSB e cobra agilidade de João Azevêdo na formação de chapas

+ Base de João Azevêdo se articula para 2026 e prepara nome competitivo ao Governo da Paraíba

+ Corrida pelo Governo da Paraíba em 2026 esquenta com sete pré-candidatos cogitados: quatro da base aliada e três da oposição

+ Adriano Galdino antecipa candidatura de João Azevêdo ao Senado Federal: “Volta a Campina em 2026 como candidato”

+ Presidente Lula pede “melhores quadros” para Senado Federal em 2026 e mira João Azevêdo

 + João Azevêdo adia debate sobre 2026 e reforça foco no trabalho: “Decisão será coletiva”

+ Com Campos na presidência, João Azevêdo assume vice-presidência de Relações Federativas do PSB Nacional

+ “Seria o ideal”revela presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sobre candidatura própria do partido ao Governo do Estado

+ Carlos Siqueira defende João Azevêdo para o senado em 2026 e confirma sua posse na presidência do PSB-PB

+ João Azevêdo e Carlos Siqueira discutem fortalecimento do PSB na Paraíba e perspectivas para 2026

+ Chapa PP, PSB e Republicanos: Quem desata esse nó? – Por Ângelo Medeiros

+ ✅Clique aqui para seguir o canal do “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado