João Azevêdo considera natural o Republicanos ocupar duas vagas na majoritária, mas afirma que decisão “só será discutida em 2026”

Por Lucas Duarte / Fonte83 - 07/02/2025

Na foto, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB)

O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) comentou que a reivindicação do Republicanos por duas vagas na chapa majoritária nas eleições do próximo ano é natural, mas afirmou que 2026 só será discutido em 2026. A declaração aconteceu na tarde desta sexta-feira (7), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.

“Diálogo nos  vamos ter e temos permanentemente mantido esses diálogos. Agora as definições vão acontecer em 2026. Você não vai montar uma chapa agora em 2025 para 2026, mas o diálogo esse vai acontecer naturalmente. Às vezes se coloca uma frase e se transforma como se tivesse tudo decidido. Isso será discutido”, explicou o governador.

Ainda na oportunidade, o Chefe do Executivo Estadual reforçou que mantém a intenção de concorrer a uma vaga no Senado Federal, reforçando que é um “plano A”. “Eu tenho dito várias vezes que esse é um plano A e as condições nós vamos colocar quando estiver postas a condição de cada partido de como vai participar da chapa. Isso não é uma decisão pessoal e unilateral, isso é uma decisão de quem faz política”, concluiu.

Como divulgado pelo portal Fonte83, em 2026 João Azevêdo poderá deixar o mandato para uma eventual disputa ao Senado Federal. Ele já comentou que seu nome está à disposição do partido e grupo político. No entanto, sobre a decisão de se afastar do cargo para disputar o Senado ou se permanecerá à frente do Poder Executivo até 31 de dezembro de 2026.

João declarou que a decisão será tomada em 3 de abril de 2026, data final do prazo de desincompatibilização. Com isso, a vaga de Governador da Paraíba vem sendo disputada por diversas frentes políticas. Aliados e opositores já colocaram os nomes à disposição para corrida eleitoral como possíveis candidatos ao Governo da Paraíba.

Leia Também: João Azevêdo aconselha aliados a conter a ansiedade sobre sucessão estadual: “Só em 2026”

+ João Azevêdo diz que confia em Lucas Ribeiro caso renuncie o governo da Paraíba para disputar o Senado Federal em 2026

+ João reafirma que disputar Senado é “plano A” e que diante desta conjuntura, Lucas “provavelmente será o candidato” ao Governo

+ João Azevêdo reafirma que “plano A é a candidatura ao Senado” em 2026

+ João diz que candidatura ao Senado é “plano A” e revela cobrança do Governo Federal para participar da disputa em 2026

+ Corrida Eleitoral de 2026 já entra em pauta na Paraíba: Confira os nomes cotados para disputar o Governo do Estado