O superintendente da PB Saúde e presidente municipal do PSB em Campina Grande, Dr. Jhony Bezerra, comentou as declarações do deputado federal Gervásio Maia (PSB) sobre a indicação do secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A discussão ganhou força após Gervásio afirmar que a movimentação seria um “erro político” e que a decisão deveria ter sido debatida dentro do partido.
Bezerra adotou tom conciliador, evitando confronto direto com o parlamentar, mas defendeu publicamente o nome de Deusdete. “É a opinião pessoal de Gervásio. Eu vejo Deusdete como um nome extremamente qualificado, tanto para estar na chapa majoritária quanto para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas. O governador João Azevêdo tem todo o direito de pleitear essa indicação, e acho legítimo pelo que ele tem feito pela Paraíba”, afirmou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
Jhony destacou que a escolha do conselheiro é uma prerrogativa política que envolve diálogo entre o Executivo e a Assembleia Legislativa. “É uma decisão que o governador deve tratar com os deputados. A Assembleia é quem define o nome, mas o governador tem todo o direito de expressar sua preferência”, pontuou.
O dirigente socialista também comentou as especulações sobre a formação da chapa majoritária de 2026, que já incluem o nome de Deusdete como possível vice do atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP) nas eleições de 2026. Para Jhony, as discussões estão sendo antecipadas de forma exagerada: “Desde quando o mundo é mundo, o vice é escolhido a poucos meses ou semanas da eleição. Não é hora de definir isso agora. É preciso pensar na geopolítica, nas alianças e no que a escolha pode agregar ao projeto”, ponderou.
Corrida pela vaga
A vaga no TCE-PB foi aberta com a aposentadoria compulsória do conselheiro Fernando Catão, após 21 anos na Corte. A escolha do novo nome cabe à Assembleia Legislativa, mas a influência do Palácio da Redenção é considerada decisiva. Entre os cotados, além de Deusdete Queiroga, estão os deputadosAdriano Galdino (Republicanos), presidente da ALPB; Taciano Diniz (União Brasil); Tião Gomes (PSB); Branco Mendes (Republicanos).
Nos bastidores, comenta-se ainda a possibilidade de uma segunda vaga caso o conselheiro Nominando Diniz, que completa 71 anos em dezembro, antecipe sua aposentadoria.
➕Aposentadoria de Fernando Catão agita bastidores e acirra disputa por vaga de Conselheiro no TCE-PB
➕TCE-PB aprova contas de 2023 da Assembleia Legislativa sob gestão de Adriano Galdino
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado


