A tela “iPhone indisponível” é uma medida de segurança adicional da Apple para proteger o celular de possíveis ataques e acessos não autorizados. A mensagem aparece caso o usuário insira senhas incorretas por vezes seguidas. A depender do número de tentativas erradas, o smartphone pode ficar bloqueado por até uma hora ou de forma permanente. Caso o número total de tentativas seja excedido, a ferramenta determina a restauração total do modelo por meio do e-mail associado ao ID Apple cadastrado.
No tutorial a seguir, o TechTudo explica, passo a passo, como resolver uma situação em que o seu iPhone está indisponível. Continue a leitura e veja ainda dicas para evitar que esse tipo de problema aconteça.
O que significa iPhone indisponível?
A tela de indisponibilidade do iPhone é uma medida de segurança acionada após sucessivas tentativas incorretas de inserção de senha. A funcionalidade implementa um bloqueio temporário, com o intuito de impedir acessos de estranhos e proteger as informações sensíveis armazenadas na memória do smartphone.
O tempo de bloqueio varia de acordo com a quantidade de tentativas inválidas, podendo até mesmo levar à restauração do modelo — o que implica na exclusão de todos os dados do celular. A indisponibilidade varia de acordo com as seguintes regras:
Depois de 6 tentativas incorretas: indisponível por 5 minutos;
Depois de 7 tentativas incorretas: indisponível por 15 minutos;
Depois de 8 e 9 tentativas incorretas: indisponível por 60 minutos;
Depois de 10 tentativas: indisponível definitivamente — precisará ser restaurado.
O que fazer quando o iPhone está indisponível?
O primeiro passo para se livrar da tela de iPhone indisponível é aguardar o período informado. Após alguns minutos, o teclado numérico voltará a aparecer, e você poderá digitar normalmente o código correto para acessar o smartphone. Caso o usuário não lembre a senha cadastrada, será necessário resetar o modelo.
Para restaurar o iPhone, é preciso estar conectado a uma rede celular ou Wi-Fi e ter em mãos o ID Apple e a senha utilizados durante a configuração inicial do modelo. No caso de usuários que utilizam chip virtual de celular (eSIM), no iOS 16 ou anterior, a fabricante recomenda ainda que seja solicitado um novo QR Code para configurar o eSIM novamente — após a restauração. A partir do iOS 17, é possível manter os dados do chip anterior.
1. Restaurar o iPhone
Passo 1. Pressione a opção “Esqueceu o Código?” (iOS 17) ou “Apagar iPhone” (iOS 15.2 e 16) no canto inferior da tela bloqueada;
Passo 2. Na próxima tela, toque em “Iniciar Redefinição do iPhone” para confirmar;
Passo 3. Na sequência, será necessário digitar a senha do ID Apple para finalizar a sessão no smartphone;
Passo 4. Toque em “Apagar iPhone” para apagar de maneira definitiva todos os dados e ajustes. Se estiver no iOS 17 e desejar manter os dados do eSIM, basta clicar em “Manter eSIM e apagar dados”.
Seguindo estes passos, o iPhone será reiniciado e restaurado para as configurações de fábrica. Após a restauração, basta seguir as instruções na tela para configurá-lo novamente.